Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Agronegócios

China x EUA: Acordo estaria pronto para ser assinado em meados de março por Xi e Trump

ACORDO | 01/03/2019 17h 32min

Presidente da China, Xi Jinping, e presidente dos EUA, Donald Trump, se cumprimentam em imagem de novembro de 2017. Foto: Damir Sagolj/Reuters

A agência internacional de notícias Bloomberg informou que China e Estados Unidos estariam, finalmente, na fase final de suas negociações e prontos para assinar um acordo em meados de março. Trata-se de uma ordem executiva de aproximadamente 150 páginas e que precisaria de mais alguns ajustes para que seja, enfim, assinada por Donald Trump e Xi Jinping.

Isso se dá, ainda segundo a agência, mesmo com alguns debates ainda acontecendo em Washington sobre alguns pontos em que Pequim poderia fzer algumas concessões. Agora, representantes de dois países arranjam para que seja definida uma data de ida de Xi à Flórida para uma reunião com o presidente americano. 

O acordo, como explicaram especialistas, conta com os seis pontos do Memorando de Entendimento que foi definido na última ida da delegação chinesa à capital americana, incluindo os pontos de consenso definidos sobre a questão da propriedade intelectual. 

Larry Kudlow, assessor econômico da Casa Branca, acredita que os EUA estão prestes a concordar com um pacto histórico, que poderia, inclusive, obrigar o governo chinês a cortar os subsídios de empresas estatais e a divulgar quando seu banco central intervier no mercado de câmbio. 

O acordo prevê ainda que a China garanta compras de US$ 1,2 trilhão de dólares em produtos dos EUA nos próximos 6 anos para reduzir o déficit comercial dos chineses com os americanos. 

Fonte:   Noticiasagricolas.com.br