Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Agronegócios

Estudantes da Escola Técnica de Lucas do Rio Verde participam de feira de agronegócio

SHOW SAFRA BR-163 | 20/03/2019 09h 57min

Foto por: Matheus Ribeiro

Os estudantes dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária da Escola Técnica de Lucas do Rio Verde vão apresentar um projeto intitulado ‘Conservação de Alimentos através da Ensilagem’ na feira do Show Safra BR-163, que ocorre entre os dias 26 e 29 de março, no município.

O projeto foi orientado pelo professor de Zootecnia, Matheus Ribeiro, que neste experimento auxiliou os alunos a criar um silo e também foi feita a reidratação de grãos de milhos seco, moído em peneira de dois milímetros visando a produção de silagem.

Segundo Matheus, o objetivo do projeto é demonstrar quais as etapas da produção de silagem, tanto de alimentos concentrados (silagem de grão de milho reidratado), forrageiras e, uma inovação que é a ensilagem de rações totais, sendo a última uma técnica que vem sendo estudada na prática por concentrar a mão de obra e apresentar aplicabilidade tanto em grandes propriedades quanto em pequenas. “Para o desenvolvimento dos trabalhos foram construídos silos experimentais, utilizando tubos de PVC e CAPs”.

 

O professor explica que a realização do projeto precisou ainda que fossem integradas as disciplinas de matemática aplicada (cálculo do volume do silo e de densidade da massa ensilaga), química básica (mudança do estado físico da água e a forma que se encontra no alimento) e nutrição animal (técnica de conservação e a formulação básica de rações).

Matheus destaca que esses projetos contribuem com o aprendizado dos alunos num espaço fora da sala de aula e com isso eles aprendem com mais afinco. “Com esse tipo de experimento, a unidade escolar mostra para os jovens e para as famílias que oferece uma educação de qualidade e com projetos pedagógicos diferenciados”.

O diretor da Escola Técnica, José Mainardi, disse que essa feira é muito importante para o município, porque reúne 60 empresas do segmento de tecnologia, insumos, máquinas e pesquisas ligadas ao agronegócio. “O diferencial da nossa instituição é a preocupação com a formação dos alunos. A participação em um dos maiores eventos do segmento no Estado é uma oportunidade de crescimento profissional”.

José ressalta que os alunos de todos os cursos da Escola Técnica também irão participar de palestras e mesas redondas, além da visita nos stands das empresas. “Essas atividades criam oportunidade de agregar valor no processo de formação dos alunos, interagindo com empresário, produtores, criadores e conseguindo oportunidades de estagio e até mesmo de emprego. Ou seja, os estudantes da Escola Técnica vêm ocupando o seu espaço na região médio norte de Mato Grosso”.

O Show Safra está entre as quatro maiores feiras do Brasil, o evento movimentou na edição anterior cerca de R$ 1,2 bilhão e recebeu em torno de 45 mil visitantes.

Fonte:   Soraya Medeiros | Secitec