Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Agronegócios

Famato apoia a Reforma da Previdência

REFORMA DA PREVIDÊNCIA | 03/04/2019 17h 12min

Foto: Assessoria

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e mais 43 entidades que representam o agronegócio brasileiro apoiaram na terça-feira (03) a Reforma da Previdência em uma carta entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Além da Famato, em Mato Grosso, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) também é endossada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A decisão dessas entidades segue o rumo da bancada ruralista que compõe a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que, decidiu nesta quarta-feira (03) votar à favor da proposta apresentada pelo Executivo nacional.

Confira o conteúdo da carta na íntegra:

CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Excelentíssimo Senhor Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO

Presidência da República

ASSUNTO: APOIO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA 2019.

Senhor Presidente,

As entidades signatárias deste documento, que representam cerca de 90% da produção agropecuária brasileira, gostariam de externar à Vossa Excelência a extrema preocupação com os andamentos da tão necessária Reforma da Previdência Social. Nosso setor, Senhor Presidente, tem um inabalável compromisso com o nosso País: seremos responsáveis por alimentar nossa Nação hoje e no futuro. Recebemos com orgulho o desafio de responder por cerca de 40% do crescimento da oferta de alimentos para atender 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050, segundo previsão da FAO, braço da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Esse crescimento, se formos capazes de aproveitar as oportunidades que o Mundo nos oferece, trará mais renda, desenvolvimento e prosperidade para o nosso País. Trará um futuro melhor, além de manter o Brasil na confortável posição de ser uma Nação que não depende de mais ninguém para alimentar o seu próprio povo, um privilégio para poucos.

Contudo, Senhor Presidente, para que possamos garantir esse futuro e continuar a saga de sermos o “carro chefe” da economia brasileira, precisamos que o Brasil prospere, que os investimentos aconteçam e que as bases para esse futuro brilhante sejam semeadas e cultivadas porque sem isso não há colheita. Sabemos que, sem a reforma da Previdência Social, em poucos anos, o País quebra e quase a totalidade dos recursos da União será destinada para folha de pagamento e aposentadorias. Faltarão recursos para investimentos, para custeio, para o aperfeiçoamento profissional de nosso povo. Faltará esperança.

Por outro lado, a reforma da Previdência Social será responsável por destravar investimentos públicos e privados, bem como colocar o Brasil numa rota de crescimento sustentável e capaz de aproveitar suas diversas vocações, o que tem o colocado na condição de potência na produção de alimentos, fibras e energia renovável. Esse é um legado que só este governo e esta legislatura são capazes de deixar.

Apenas como referência, Senhor Presidente, as entidades signatárias deste documento e seus setores representados, responderam por cerca de 18,1 milhões de empregos no terceiro trimestre de 2018, num dos períodos que o nosso País mais precisou de vagas para o povo brasileiro, segundo dados do Centro de Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Acreditamos, porém, que somos capazes de fazer ainda mais. Queremos fazer ainda mais.

Desta forma, diante da importância estratégica do setor para retomada do crescimento econômico do país e na geração de emprego e renda no campo, afirmamos nosso compromisso em apoiar a proposta de Reforma da Previdência (PEC 06/2019), seus necessários ajustes a cargo do Congresso e a possibilidade de aperfeiçoamentos no atual Sistema de Previdência Social.

Temos confiança que este Governo e essa Legislatura serão capazes de nos dar a esperança de um futuro muito melhor para nosso filhos e netos. Mas precisamos semear e cultivar para colher.

Fonte:   O Livre