Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Agronegócios

Termina neste sábado, com encerramento dos trabalhos no Pantanal, primeira etapa de vacinação contra a aftosa em MS

AGRO | 14/06/2019 15h 30min

Foto: Nicoli Dichoff/Embrapa Pantanal

Termina neste sábado (15), com o encerramento dos trabalhos na região sanitária do Pantanal, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para os rebanhos bovino e bubalino em Mato Grosso do Sul.

Nas outras duas regiões sanitárias do estado, o Planalto e a Fronteira, o prazo para a imunização terminou no dia 31 de maio. Nestas duas regiões, os criadores têm até amanhã para fazer o comunicado da vacinação a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

No Pantanal, como a campanha termina mais tarde por conta das características da região, os produtores terão até 30 de junho para informar a Iagro.

Essa foi a primeira campanha em que foram utilizadas vacinas com volume reduzido. Anteriormente cada dose tinha 5 ml e agora passa para 2 ml.

A mudança no volume para a campanha deste ano ocorre em todo o país por conta de uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de que fosse retirada da composição da vacina a cepa do vírus C, já erradicado no Brasil. Permanecem na vacina, agora bivalente, as cepas dos vírus O1 e A24.

Além disso, os fabricantes também retiraram do vacina o adjuvante saponina. Essa alteração atendeu pedido dos criadores, que relacionavam a substância à exacerbada irritação no local da aplicação, o que poderia levar a formação de edema, reação inflamatória e até mesmo ao desenvolvimento de um abscesso nos animais.

A existência de abcessos na carne brasileira chegou a ser apontada como um dos motivos para os Estados Unidos terem suspendido as importações de carne fresca do país.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado será aberta em 1º de novembro.

Ao mesmo tempo em que trabalha para manter os elevados índices de cobertura vacinal atingidos nas últimas campanhas de vacinação, o estado, atua para cumprir o cronograma estabelecido pelo MAPA para suspender até 2021 a vacinação contra a aftosa. A medida visa obter o reconhecimento da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) como área livre da doença sem vacinação.

Mato Grosso do Sul está no bloco 5, junto com Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste grupo, o Paraná já pediu a antecipação do prazo e nesse ano já não vai mais vacinar seu rebanho. Santa Catarina já é área livre sem vacinação e existe a informação que o Rio Grande do Sul é o próximo a pedir a antecipação do prazo.

Fonte:   G1 MS