Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Cidades

6ª Conferência Municipal de Saúde acontece nesta quarta-feira (27)

SAÚDE | 26/03/2019 09h 59min

Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde promovem nesta quarta-feira (27) a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A programação acontece no auditório da Câmara de Vereadores, com início a partir das 7h.

A conferência tem como tema principal “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Estão programadas discussões sobre políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população nas três esferas governamentais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, a conferência tem sua relevância no fortalecimento da democracia através da participação da comunidade na gestão do SUS, como direito à cidadania, tem como tema principal democracia e saúde, e nos seus eixos temáticos, saúde como direito, a consolidação dos princípios do SUS, financiamento adequado e suficiente e o quarto eixo de saúde mental. O objetivo é estabelecer diálogos com a sociedade, de modo que possam ser levantadas demandas locais e prioridades locais e formular propostas para políticas públicas”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Salvador, o evento é uma oportunidade para levantar as demandas e necessidades na área de saúde do município e propor melhorias. “É de suma importância essa conferência, nós convidamos a todos para que participem, porque é um momento de ampliar conhecimentos, teremos palestras e importantes discussões. Convidamos todos os colegas da área de saúde e toda a sociedade para comparecer e contribuir com este trabalho”.

Representante da OAB no conselho, o advogado Fábio do Nascimento explica que a conferência é um momento democrático e o debate é aberto para toda população. “Esse ano nós trabalharemos a questão da democracia, direito e saúde. É importante que a população compareça para conhecer quais são os seus direitos, muitas vezes nós sabemos o que é o direito básico da população o acesso a saúde, mas nós estamos passando por várias mudanças na legislação nesses últimos tempos, principalmente em questão a democracia, a questão financeira. A participação da população nesse sentido de entender o que é o seu direito, de entender o que está em mudança é muito importante, então nós convocamos a população pra que venha se fazer presente, para que possa entender, o que pode ser cobrado, quais as mudanças devem ser implementadas tanto no âmbito municipal, como federal e estadual”.

Confira a programação completa:

7h - 07h30: Credenciamento

7h30 - 08h: Abertura e leitura do regimento

8h - 8h45: Palestra 1 - Financiamento adequado e suficiente para o SUS

8h45 - 9h15: Discussão do eixo e proposta

9h15 - 9h30: Coffee Break

9h30 - 10h20: Palestra 2 - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)

10h20 - 11h: Discussão do eixo e proposta

13h - 13h30: Início dos trabalhos da tarde

13h30 -14h15: Palestra 3 -  Saúde como direito

14h15 - 14h45: Discussão do eixo e proposta

14h45 - 15h: Coffee Break e Apresentação Cultural

15h - 15h30: Saúde mental

15h30 - 15h45: Deliberação saúde mental

15h45 - 17h: Eleição dos delegados e encerramento

Fonte:   Ascom Prefeitura/Francieli Cela