Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Aluno da Caminho para o Futuro fica entre os dez melhores em competição digital de Matemática

EDUCAÇÃO | 01/10/2019 15h 25min

Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz

A participação da Escola Municipal Caminho para o Futuro na Olimpíada de Matemática da plataforma Matific, promovida no mês de setembro, foi duplamente recompensada. Além de garantir a 25ª colocação da unidade de ensino entre as instituições participantes de todo o território nacional, também viu o aluno João Vítor Machado de Oliveira, de 10 anos, ficar em sétimo lugar entre os mais de 800 mil alunos de 5º ano inscritos na competição que envolveu redes de ensino fundamental de todo o país.

Na manhã desta terça-feira, o estudante foi homenageado pela conquista e recebeu das mãos da própria mãe a medalha a que fez jus pelo desempenho na olimpíada de conhecimento. “Eu joguei bastante e é muito bom aprender jogando. Foi um pouquinho difícil. Eu chegava em casa e nem tirava a roupa e já começava a participar. É muito bom, é muito satisfatório e acho que meus colegas também devem continuar se esforçando”, recomenda João Vítor, o único representante de Mato Grosso entre os 10 primeiros colocados.

Para Simone Aparecida Machado de Oliveira, mãe do aluno, além do trabalho feito na escola ter sido fundamental para o resultado, ver o próprio esforço do filho fez com que as muitas horas acordada para apoiá-lo valessem a pena. “A participação do João Vítor durante o período da competição foi de extremo empenho mesmo, jogando a todo tempo. Foi cansativo sim, mas graças a Deus conseguimos conquistar uma classificação boa em nível nacional. Ele às veze desanimava, mas nós, como família, e a própria escola, logo tratávamos de estimulá-lo de novo e deu no que deu”, relata.

De acordo com o relatório final enviado pelos organizadores à direção escolar, a Caminho para o Futuro conquistou 12.337 estrelas com as três turmas de 5º ano participantes e 78 estudantes, orientados por três professores, concluíram a prova. Projetada para alunos do ensino fundamental, a plataforma digital busca estimular o ensino-aprendizagem de Matemática por meio de jogos e desafios.

A boa performance do aluno premiado já tinha sido percebida durante a semana de aquecimento para a disputa da olimpíada, que envolveu praticamente toda a comunidade escolar das unidades de ensino da rede municipal com a produção de vídeos mobilizadores e estímulos à participação.  “O João Vítor é um ótimo aluno, muito bom em Matemática e em Língua Portuguesa. Com os jogos da plataforma, desde a primeira vez que foi usada em sala de aula, a gente já percebeu que ele ultrapassava colegas rapidamente. Então, nós vimos que se investíssemos nele e o incentivássemos, ele conseguiria entrar no ranking nacional e foi o que aconteceu”, conta sua professora, Clemilda Sousa.

O uso de tecnologia e de ferramentas inovadoras para melhorar o ensino-aprendizagem e os resultados atingidos pela instituição foram ressaltados pela assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ione de Fátima Souza da Silva. “Todos os alunos que participaram da Olimpíada da Matific estão de parabéns porque a gente sabe o quanto é bom e importante aprender de forma lúdica e prazerosa e essa competição permite isso por meio de jogos. Parabéns também aos professores e à equipe gestora pelo esforço conjunto e pela dedicação que levaram a essas conquistas”, destaca. 

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros