Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Bombeiro salva recém-nascido de engasgamento em Cáceres

RECÉM-NASCIDO SALVO | 02/05/2019 17h 00min

Reprodução

Um recém-nascido de pouco mais de um mês foi salvo na última quarta-feira (1) em Cáceres depois de ficar engasgado com medicamento. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Bombeiros de Mato Grosso, o bebê estava sob os cuidados dos pais, que logo levaram o pequeno até a companhia.

Quem socorreu o menino foi o sargento do Corpo de Bombeiros Nei Ramão Sena Santos, que está há 21 anos na corporação. O caso aconteceu durante a troca de turno da Companhia, próximo às 8h. “Assim que a mãe me entregou o bebê eu comecei a fazer o procedimento de reanimação da criança e desengasgo. O menino voltou a respirar e começou a chorar e então nós fizemos a limpeza e verificamos se não havia mais nada obstruindo a passagem de ar. Depois levamos a criança até o pronto atendimento para passar pela avaliação de um médico.”, afirma o sargento.

Para o pai do menino, Relison de Campos Rodrigues, o tempo foi essencial pra que o recém-nascido fosse salvo. “Nossa sorte é que moramos perto do Corpo de Bombeiros, conseguimos levar o menino rápido até lá e também fomos atendidos rapidamente”. Ele ainda explica que tentou reanimar o filho em casa. “Nós estávamos dando a medicação receitada pelo médico na boca dele e eu percebi que ele estava engasgando. Eu tentei até fazer respiração boca a boca, mas não sei se acabei fazendo errado e não funcionou”, diz Relison.

O sargento do corpo de bombeiros, Nei Ramão Sena Santos, orienta que em situações como essa a melhor e mais rápida resposta pode vir pelo telefone. “Ligue imediatamente para o 193 porque assim o bombeiro que está do outro lado da linha pode orientar o pai ou a mãe pra fazer um procedimento inicial na criança, até que a ajuda chegue. E claro, nunca pratique a automedicação, somente administre remédios receitados pelos médicos”, lembra Santos.

Fonte:   Cáceres Noticias