Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Caminhada marca luta pela inclusão e por direitos da pessoa com deficiência

DIREITOS | 23/09/2019 12h 04min

Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello

Uma caminhada na última sexta-feira (20) chamou a atenção da sociedade em Lucas do Rio Verde. O evento, que faz parte da programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, lembrou o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Estudantes, professores e familiares da Apae e das escolas Eça de Queirós, Olavo Bilac e Dom Bosco caminharam pela Avenida Mato Grosso, no centro da cidade, com faixas e cartazes sobre inclusão e respeito. O trajeto percorrido foi da Apae até a rotatória da Rosa Mística.

A caminhada foi realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio das secretaria municipais.

“Essa semana de atividades tem uma importância muito grande, pois traz à tona e em destaque para a sociedade a inclusão das pessoas com deficiência e o respeito por todos. Que possamos todos aprender mais sobre essas pessoas, que diminua o preconceito e aumente a aceitação e a socialização. Que todas as crianças, desde os primeiros anos, possam participar e entender sobre inclusão e respeito”, comentou a secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka.

Na chegada da caminhada foram realizadas apresentações culturais e orientações sobre os dados atualizados.

Em Lucas do Rio Verde, de acordo com a Secretaria de Saúde, estão cadastradas 734 pessoas com algum tipo de deficiência; 472 pessoas recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social à Pessoa com Deficiência; cerca de 250 alunos com deficiência estão matriculados na rede municipal de ensino e 171 alunos são atendidos nas salas de recursos.

A Apae conta atualmente com 210 alunos matriculados. “A inclusão faz parte do nosso dia a dia, faz parte das famílias, então a gente fica muito feliz em poder mobilizar a sociedade, mostrar que eles estão reivindicando seus direitos, pedindo a valorização, querendo trabalhar, estudar e estar incluídos em todos os segmentos da sociedade, e esse apoio da prefeitura e da sociedade tem sido relevante”, explanou a diretora da escola, Eli Betella

Além disso, nos dois últimos programa habitacionais 32 famílias foram contempladas com moradia própria e neste ano 39 famílias luverdenses foram isentas do IPTU.

A primeira-dama Rafaela Frizzo destacou a importância das ações para valorização da pessoa com deficiência e para incentivar a inclusão. “É muito importante todo esse movimento de valorização e é importante também poder contar com as ações do poder público, que se dedica muito, mas também com a iniciativa privada, que precisa abrir cada vez mais espaço e trabalhar a inclusão em suas empresas, comércios e associações”, pontuou.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter