Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 11 mil animais entre cães e gatos

VACINAÇÃO | 04/09/2019 12h 28min

Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz

No último sábado (31), foi realizada nos PSFs da cidade a vacinação contra raiva. A meta para 2019 era imunizar 12,5 mil animais, entre cães e gatos. Ao total, foram mais de 11 mil vacinas aplicadas, alcançando mais de 90% da expectativa.

A raiva é uma doença que causa mortalidade em animais e pode afetar os seres humanos. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Keli Paludo, a proteção em animais leva consequentemente a proteção das pessoas. A coordenadora ainda ressalta que a doença é transmitida pela mordida de um morcego, o animal é contaminado e a partir do ferimento começa a ter os primeiros sintomas. “É uma mordida quase imperceptível que acomete tanto os animais domésticos como os que vivem na zona rural. Esses animais acabam evoluindo para sintomas como salivação excessiva, agressividade, isolamento em lugares escuros, até a morte do animal de forma rápida”.

Todos os animais com mais de 90 dias de nascimento devem ser imunizados, exceto gestantes, lactantes e animais com alguma doença. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

As doses não podem mais ser levadas para casa, como era feito em outros anos. O Ministério da Saúde, em nota, informou que somente os técnicos da Secretaria de Saúde, devidamente treinados, são autorizados a aplicar as vacinas, proibindo, terminantemente, a entrega do material ao dono.

O cronograma de vacinação continua durante a semana. Na região do Macuco, a data para a imunização será no dia 04 de setembro, na instituição Alpatas os animais serão vacinados no dia 05 desse mês e nas comunidades de Itambiquara, Groslândia e São Cristóvão a vacinação ocorre dia 06. Além disso, as pessoas que perderam o dia D ou não conseguirem vacinar seus animais em alguma dessas datas e locais, poderão ir até a Vigilância em Saúde que fica na rotatória da Igreja Rosa Mística entre às 7h e 11h e às 13h e 17h, de segunda a sexta, até o dia 30 de setembro.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz