Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Casa do Artesão é inaugurada em Lucas do Rio Verde

INAUGURAÇÃO | 30/09/2019 14h 21min

Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello

Com a presença de artesãos, familiares, autoridades e a comunidade em geral, na última sexta-feira (27), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugurou a sede da Casa do Artesão. Localizada na Praça da Liberdade, ao lado do Mercado do Produtor, no bairro Jardim das Palmeiras, a Casa vai expor e comercializar os produtos artesanais do município.

Para o prefeito Luiz Binotti, “este é mais um dia feliz para nossa gestão, estamos entregando este espaço para toda a comunidade, mas especialmente para a associação dos artesãos, que produzem esses maravilhosos trabalhos aqui em Lucas do Rio Verde. Escolhemos esse local especial, na Praça da Liberdade, ao lado do Mercado do Produtor, que com certeza será um ponto para as famílias luverdenses e visitantes”.

O secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, destacou que a Casa do Artesão é um sonho que foi concretizado. “Hoje inicia um grande ciclo para os artesãos de Lucas do Rio Verde, agora temos esse espaço dedicado ao artesanato de Lucas, e também se torna um dos pontos turísticos da cidade. É um sonho concretizado graças ao empenho dos artesãos, da Secretaria de Cultura, e o empenho do prefeito em deixar a gente concluir esse belíssimo espaço turístico”.

A implantação da Casa do Artesão recebeu investimentos de cerca de R$ 79 mil com recursos próprios do Município. Para a abertura, 22 artesãos já estão expondo seus produtos no local.

A presidente da associação Artesãos Luverdenses Associados (ALA), Carol Meireles, pontuou que a ALA conta 22 associados e a Casa do Artesão já tem 50 inscritos. “É uma conquista gigantesca, há muitos anos estávamos buscando um espaço para a gente expor e para comercialização dos nossos produtos. Esse espaço vem para fomentar o artesanato, vem para crescer e valorizar nosso trabalho, é muito importante ter um local de representatividade. A Casa do Artesão é uma conquista não só do artesão, mas do município, o artesanato é o patrimônio de um município. A miscigenação de Lucas só veio para somar com o artesanato, a gente tem um pouquinho do Norte, do Nordeste, do Sul, tem um pouquinho de cada povo de cada região do país na nossa Casa do Artesão e isso engrandece o município”.

Apenas há 9 meses trabalhando com artesanato, Talita Andreis comentou que é uma área que está ganhando espaço no município. A artesã produz difusores e diversos produtos relacionados a aromatização de ambientes. “É muito importante pra nós a Casa do Artesão, a gente tem que agradecer muito a administração atual, porque é um espaço maravilhoso pra nós, quero agradecer a associação dos artesãos, que permite mostrar o nosso trabalho. Em todos os eventos da cidade em que envolve a administração pública a gente está incluído, é maravilho poder contar com um espaço só pra gente. E para iniciar, já recebi uma encomenda de uma empresa de aproximadamente 500 kits”.

O horário de atendimento da Casa do Artesão é segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos a feirinha de artesanato acontece em frente à Casa do Artesão.

O prefeito Binotti também ressaltou que a proposta é levar a Casa do Artesão para outras praças. “Já está no nosso planejamento e nos próximos meses se tudo der certo, vamos entregar mais um local como este na Praça dos Migrantes”.

Na oportunidade também foi feita a entrega de 22 carteiras do artesão para os profissionais luverdenses. A carteira de artesão é um registro oficial e um documento que reconhece o artesão como profissão e permite a participação em feiras de artesanato e eventos regionais, nacionais e internacionais.

Durante a cerimônia, a Secretaria de Cultura prestou uma homenagem à pioneira no artesanato em Lucas do Rio Verde, a artesã Anita Pelissari. “Agradeço o reconhecimento e fico muito feliz por conseguirmos para a população e para os artesãos este local, e que todos venham colocar seus artesanatos aqui. Agradeço todas as pessoas que colaboraram e que a gente consiga leva a Casa do Artesão para mais lugares na cidade”, assegurou Anita.

Para encerrar a inauguração, os presentes prestigiaram uma apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Francieli Cela