Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Com mais de 130 novas salas de aula, infraestrutura da rede municipal de Lucas do Rio Verde terá crescimento de 60%

INVESTIMENTO | 26/05/2020 18h 48min

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Até o final de 2020, Lucas do Rio Verde terá dado um salto de 50% no total de salas de aula nos últimos quatro anos, passando das 211 existentes no início de 2017 para 317, se consideradas somente as obras já concluídas e em andamento. O índice subirá para cerca de 60% se forem incluídas duas creches – ambas com 10 salas de aula – que brevemente deverão ser licitadas. “Esse pacote de obras é, sem dúvida, o maior investimento de toda a nossa história já feito em infraestrutura na área educacional. Assim que assumimos, ficou muito claro que se nada fosse feito logo haveria um colapso por falta de vagas na nossa rede de ensino”, relata a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

O primeiro passo foi a construção imediata de um novo bloco com dez salas na Escola Caminho para o Futuro, uma das quatro instituições de ensino em tempo integral da rede, que há quatro anos dependia de espaços externos para o funcionamento das oficinas. No começo do ano letivo de 2019, a nova ala já estava à disposição de alunos e professores. Anexa, a parte antiga recebeu nova pintura e as grades da piscina foram trocadas por outras bem mais seguras.

Ainda naquele primeiro momento, foi construído o Centro de Educação Infantil Girassol, em funcionamento desde fevereiro de 2018, que atende em torno de 500 crianças, de 04 meses a 05 anos, do Parque das Araras e outros bairros da região, como Jardim Imperial e Cerrado. Construída conforme o modelo Proinfância Tipo 1, a unidade dispõe de 10 salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, playground, banheiros e salas administrativas.    

De lá para cá, as obras não pararam de crescer para atender as demandas desse e de outros setores provocadas pelo aumento contínuo do número de habitantes. Assim, veio a criação do Centro de Educação Infantil Balão Mágico, no Jardim das Palmeiras, também entregue no início do ano letivo de 2019, com três salas de aula, cozinha, sala dos professores, refeitório, banheiros e área de serviço, para atender 150 crianças.

Um novo conceito de escola está sendo criado com a construção da Cora Coralina, no bairro Jaime Seiti Fujii, um dos mais distantes do centro da cidade. Com estrutura completa, a nova unidade foi idealizada coletivamente e será a primeira especialmente projetada para ensino em tempo integral, do 1º ao 5º ano, inaugurando um novo modelo a ser implantado no município. O moderno equipamento terá 20 salas de aula, salas administrativas e de apoio pedagógico, salas de arte, dança e teatro, piscina, laboratórios de ciências e de informática, sala multimídia, auditório com camarim, refeitório, cozinha, áreas de serviço, depósitos, banheiros e ambientes acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Acredito que num futuro não muito distante, o conceito de uma educação integral e de qualidade dependerá necessariamente de escolas com funcionamento em tempo integral e construídas com essa finalidade. Só assim as nossas crianças terão um espaço criado especialmente para que elas tenham o desenvolvimento constante de suas potencialidades e habilidades”, defende o prefeito Luiz Binotti.       

Tal qual a Caminho para o Futuro, as escolas Cecília Meireles, no bairro Tessele Júnior, e Fredolino Vieira Barros, no distrito de Groslândia, igualmente terão novos blocos com dez novas salas. Na Cecília Meireles, que passará a atender em tempo integral após a ampliação, a obra em andamento desde janeiro deste ano, prevê a construção de sete salas de oficinas, sala de professores, sala de coordenadores, copa e banheiros. “Ali, na escola do bairro que concentra o maior número de operários, também construiremos uma piscina de 16,5 metros por 25 metros, para os alunos maiores, e outra, infantil, de 6 metros por 14 metros, atendendo uma reivindicação muito antiga de alunos e professores”, destaca a secretária.    

O projeto da Fredolino Vieira Barros, uma das instituições de ensino mais antigas do município, além de oito salas de aula, sala de professores e de estudo, copa e banheiros, sala de coordenação, depósito e vestiário para a piscina, conta com uma nova cozinha e a reforma do prédio antigo, com nova pintura geral e troca do forro. “Já há muito tempo vínhamos buscando a ampliação da nossa escola. Os antigos gestores já apontavam essa necessidade e, neste ano, eu fui agraciada com essa conquista que é de todos nós”, frisa a gestora Carla Patrícia Sanches.

Pronto para ser inaugurado, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Cerrado, surgiu da readequação e remodelação do antigo Condomínio Rosa, que estava desativado, e vai receber cerca de 800 crianças, parte delas dos bairros Parque das Américas e Jaime Seiti Fujii. O local terá 17 salas de aula, salas de professores, de estudo e ainda para secretaria, coordenação e gestão, três banheiros convencionais e um especial para pessoas com deficiência, copa e cozinha.

Mais de mil estudantes do ensino fundamental e do ensino médio serão atendidos com a construção da Escola Estadual Tarsila do Amaral, no loteamento Dalmaso, no bairro Bandeirantes, que terá 16 salas de aula, laboratórios de informática, de física e química, cozinha, refeitório, banheiros, salas administrativas, biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancadas e vestiários, playground, estacionamento, pátio coberto, canteiros e calçadas. Paralisada por falta de recursos do governo do Estado, a execução do projeto foi retomada, em janeiro de 2020, depois do aumento da contrapartida do município, que já havia doado o terreno, de 4% para 10% do valor total da obra.

Além disso, duas novas creches do tipo Proinfância I, com 10 salas de aula cada uma, também deverão ser construídas nos bairros Parque das Emas e Jaime Seiti Fujii. A primeira já se encontra na fase de abertura do processo licitatório e a outra aguarda liberação do Ministério da Educação. “Essas foram as duas primeiras creches autorizadas logo no início do governo Bolsonaro. Assim que todas essas obras forem concluídas, totalizaremos mais de 130 novas salas de aula em Lucas do Rio Verde, um crescimento em torno de 60%, que contribuirá para dar forma à Cidade do Conhecimento”, ressalta o prefeito Luiz Binotti.   

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros