Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Com poucas doses recebidas do Governo Federal, vacinação da gripe será fracionada

VACINAÇÃO DA GRIPE | 20/03/2020 10h 05min

Foto: Ascom

A vacinação da gripe foi antecipada pelo Governo federal. A primeira etapa, voltada para profissionais da saúde e idosos, acima de 60 anos, deveria começar no dia 23 de março, mas as doses enviadas pelo Governo não são suficientes. Por isso, as vacinações serão feitas de forma estratégica.

“O calendário do Ministério da Saúde prevê as datas de 23 março até 22 de maio, separadas por públicos-alvo, mas as vacinas vão precisar ser fracionadas devido à pouca quantidade enviada pelo Governo Federal. O município recebeu apenas 15% da quantidade necessária para essa primeira etapa”, esclarece o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.  

As doses serão recebidas semanalmente pelo Escritório Regional de Saúde que fica em Sinop.

“Não é o município quem compra a vacina da gripe, dependemos do Governo Federal e Estadual. Conforme as doses forem chegando, a Secretaria Municipal de Saúde vai anunciar o público-alvo e como fará as vacinações, Inicialmente, começaremos com os profissionais de saúde que estão na linha de frente das doenças”, acrescenta o secretário.

A segunda etapa será para professores, forças de segurança e portadores de doenças crônicas. A terceira etapa é voltada para crianças, com idade entre seis meses a seis anos, gestantes, adolescentes, funcionários do sistema prisonal e adultos entre 55 e 59 anos. 

Por conta do Coronavírus, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os idosos, acima de 60 anos, permaneçam em casa. Assim que as doses estiverem disponíveis, será informado o dia, hora e local das vacinas.

A população deve buscar informações nos canais oficiais da prefeitura.  

https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/home

https://www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde/

Fonte:   Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz