Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Confirmado a implantação do Policiamento Montado em Nova Mutum-MT

SEGURANÇA | 10/10/2019 21h 50min

Foto: Assessoria

O vice-prefeito, Leandro Félix esteve reunido, na tarde desta quarta-feira, 09, com os comandantes da Polícia Militar de Nova Mutum e região para oficializar a implantação do Regimento de Policiamento Montado da PM-MT, popularmente conhecido como ‘cavalaria’ em Nova Mutum.

Há algumas semanas o Comando do Regimento realizou, a pedido da Prefeitura um estudo de viabilidade visando sua implantação. A ação resultou em avaliação positiva e aprovação por parte do Comando Geral da Polícia de MT. "Nosso Comandante Geral, coronel PM Assis, já assinou a portaria de criação do Esquadrão Independente do Policiamento Montado aqui em Nova Mutum. Nós viemos aqui, reforçar nossas intenções ao poder Executivo Municipal e a sociedade civil organizada que demonstrou total interesse e auxilio na implantação do Esquadrão. Ele é equivalente a uma companhia independente, análoga a um batalhão de polícia, então essa ação aumentará o número de policiais militares na cidade, bem como de animais treinados. Além do policiamento vale o destaque para outros projetos como a equoterapia", destaca o cel. PM Cruz, comandante Adjunto da Policia Militar.

"É uma ação extremamente importante para nossa cidade. Haverá aumento significativo no policiamento, trazendo maior segurança a todos bem como os avanços que serão alcançados na área da saúde com a equoterapia. Agradecemos ao Comando da Polícia Militar e todos os envolvidos nesta ação", destacou o vice-prefeito Leandro Félix.

A previsão de implantação é para dezembro deste ano. Este será o primeiro Esquadrão Independente do Policiamento Montado implantado fora da capital de Mato Grosso.

A Prefeitura já iniciou a resolução das questões ligadas a parte da estrutura, o local escolhido é uma área próxima ao Centro de Tradições Gaúchas / Parque de Exposição José Aparecido Ribeiro. "Já iniciamos a elaboração dos projetos. Faremos um amplo espaço para os animais, alojamento, alambrados entre outros detalhes. Após a conclusão desta etapa iniciaremos o processo licitatório e futuramente as construções", destaca o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco.

Há previsão inicial é de que o Esquadrão seja formado por 20 policiais.

"Agradecemos o Governo do Estado de Mato Grosso e ao prefeito e vice-prefeito de Nova Mutum Adriano e Leandro por apoiarem a esta ação da Instituição Policia Militar em nossa região. A sociedade mutuense ganhará muito com este esquadrão, ele irá atuar visando a segurança do cidadão. A cavalaria acessa áreas publicas sem menor dificuldade, assegura eventos ao ar livre, de médio e grande porte, além do grande beneficio para a área da saúde com a equoterapia", destaca o coronel PM Cláudio Fernando, comandante Regional do 14º Batalhão da Policia Militar.

Além as ações ligadas diretamente ao policiamento, o projeto também será desdobrado em ações como a equoterapia, método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou portadores de necessidades especiais. "A equoterapia aproveita os movimentos tridimensionais do animal, somada as ações da equipe multidiciplinar para o tratamento dos pacientes. O cavalo é selecionado após apresentar as características necessárias, como altura e docilidade, e tanto o policial quanto os membros da equipes são certificados para esta ação", destaca o ten. cel. PM Robson Fernandes.

"É uma ação extremamente importante, já há a área destinada para esta ação, temos doadores nos auxiliando para a aquisição dos animais. Teremos um maior policiamento em nossa cidade e a área da saúde ganhará muito com a equoterapia", destaca o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Cesar Martins.

Também participaram da reunião o Cel. PM Marcos Vieira da Cunha, os secretários municipais João Batista, chefe de Gabinete e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Renato Kremer.

Fonte:   Diego Weber – Assessoria