Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde entrega certificados a formandos que farão parte da primeira Brigada Municipal Mista

BRIGADA MUNICIPAL MISTA | 17/07/2021 10h 30min

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi


Os futuros integrantes da Brigada Municipal Mista (BMM) de Lucas do Rio Verde receberam seus certificados de conclusão de curso, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (16/07), na sede do Corpo de Bombeiros Militar.

Com intenção de prestar apoio no atendimento das ocorrências e intensificar os trabalhos de combate a incêndio, nas áreas urbana e rural, durante o período da seca na região, os 20 inscritos no processo seletivo para a Brigada receberam treinamentos teóricos e práticos.

Ao final da capacitação, eles passaram por uma avaliação teórica geral, que tem como objetivo selecionar os 6 primeiros colocados para atuar na brigada municipal.

Para Rafael Anacleto Fernandes, 1º colocado dentre os brigadistas, esta foi uma experiência única, técnica e bastante gratificante.

“De início a gente pensa que vai ser tudo tranquilo, no mesmo ritmo das aulas teóricas, mas na verdade as aulas práticas foram bem técnicas e exaustivas para mim que nunca tinha tido contato antes. Os instrutores foram muito bons, muito técnicos e isso foi que meu deu segurança na hora da prova prática, que era o combate direto do fogo. Se você não tem conhecimento, dificilmente consegue combater o fogo, e isso foi essencial pra minha formação como brigadista de incêndios”, ressaltou.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde, Major Alex, se mostrou grato pela parceria com a Prefeitura e destacou a importância de manter parâmetros elevados na hora de formar estes cidadãos.

“Todos os alunos passaram por provas teóricas e práticas, de caráter eliminatório, e por fim, tivemos 15 concluintes. É muito importante mantermos este caráter eliminatório de alto padrão porque o combate a incêndios exige muita disciplina, conhecimento técnico e responsabilidade dos atuantes, que vêm para reforçar os trabalhos operacionais do batalhão, especificamente no ocmbate a incêndios florestais”, frisou.

Durante a cerimônia, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação e assegurou que os brigadistas de Lucas do Rio Verde poderão contar com todo o apoio da Prefeitura.

“Nós estamos muito felizes com este passo da formação da primeira brigada de incêndio mista em Lucas do Rio Verde. É um sonho pelo qual estamos lutando desde o início do ano, e que agora se tornou realidade. Além do suporte dos Bombeiros, todos terão uniformes, EPIs e demais equipamentos que necessitarem para trabalhar em segurança e com afinco. Esperamos que esta iniciativa se torne permanente e que possamos contar com o apoio de todos”, afirmou.

Durante os três dias de formação teórica e prática, além da apresentação inicial, os módulos ministrados pelos Bombeiros foram: teoria do fogo; técnicas e táticas de combate aos incêndios florestais materiais, equipamentos e viaturas de combate aos incêndios florestais; atendimento pré-hospitalar; e avaliação final.

Os brigadistas contratados trabalharão em turnos diurnos de 12 horas por 36 horas de descanso, sendo 3 combatentes por dia. A equipe ficará alocada na sede do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde por um período de 90 dias e atenderá a toda região nos casos de incêndio florestal.

A previsão de início das atividades é na próxima segunda-feira (19/07).

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi