Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Dia da Paz encerra ciclo de atividades da equipe de Saúde Rural na Escola São Cristóvão

PAZ | 20/07/2019 13h 13min

Foto: Ascom Prefeitura

Pouco a pouco, o muro pintado com vários desenhos, cores e formas vai ganhando as ‘assinaturas’ deixadas pelas mãozinhas dos alunos da Escola São Cristóvão. O Dia da Paz, realizado nesta quinta-feira (18), encerrou o ciclo de atividades que a equipe de Saúde Rural do PSF IX colocou em prática para os mais de 300 alunos da instituição neste mês como parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Momentos antes, todos os estudantes, do infantil aos anos finais da instituição e também as turmas da extensão da Escola Estadual Angelo Nadin, participaram das apresentações de teatro, música e leitura de poema com foco na prevenção à dengue, na depressão durante a adolescência e na importância da paz, o assunto do dia.

“Quem faz a beleza da nossa escola, quem faz a paz da nossa escola, quem faz a nossa escola são vocês.” Assim a gestora Andréia Pedrassani Ottoni Gugel resumiu o papel e o que representa cada aluno para a instituição durante sua fala em relação ao tema que fechou a programação dos profissionais da saúde.

“Este mês do Programa  Saúde na Escola foi um revivenciar, buscar a importância da saúde de fato, porque além de termos alunos, temos que ter alunos saudáveis e felizes. E isso tudo passa pela prevenção, pela higienização. Encerramos com o nosso muro pintado essa mobilização em busca da saúde integral”, diz a gestora.

Na opinião da aluna Érica Santos Veiga, do 5º ano, a programação preparada pela equipe do PSE foi bem interessante. “Aprendemos várias coisas, como higiene bucal, a palestra sobre higiene e saúde, o teste visual. A gente aprende a fazer as coisas do modo certo”, conta.

Estudante do 8º ano, Mariana Bueno também gostou de participar das atividades. “Acho muito legal porque quando acontecem essas palestras tem a presença de todos, uma união muito bonita, todo mundo se envolve e ainda tem a participação das pessoas do nosso postinho. Assim ficamos sabendo sobre o que deve e o que não deve ser feito”,

A programação, segundo a enfermeira Maria Aldina  Menezes Zambarda, coordenadora da equipe, teve início no dia 04, com teste de acuidade visual, medição de altura e pesagem, teoria e prática sobre saúde bucal, com distribuição de kit de escovação para cada aluno, e palestra sobre a relação com o celular e as redes sociais.

“No dia 08, no período matutino, foram feitas duas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, e sexualidade para estudantes do 6º ao 9º ano, divididos em turmas masculina e feminina para que ficassem mais à vontade. E no período da tarde sobre higiene e bons hábitos, com alunos dos anos iniciais. Também foi repetida a teoria e prática sobre saúde bucal”, relata.

Durante a passagem da equipe do PSE, caso haja constatação de peso acima ou abaixo do recomendável, os alunos são encaminhados para avaliação de uma nutricionista. Do mesmo modo, se for constatada baixa acuidade visual ou altura incompatível com a idade, haverá encaminhamento para um profissional especializado.

A equipe itinerante de Saúde Rural do PSF IX, formada por um auxiliar administrativo, um médico, um enfermeiro e um dentista, presta atendimento nas comunidades São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara. No posto local de cada uma dessas comunidades, apenas os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem atuam fixamente. Nesta programação, contou com o auxílio de uma assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros