Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Doze municípios têm decreto de emergência aprovado em MT após prejuízos causados por chuva

ESTADO DE EMERGÊNCIA | 26/04/2019 15h 57min

Foto: Lino Hoeppera/ Arquivo pessoal

Em razão dos estragos causados por fortes chuvas, desde o início deste ano, 12 municípios de Mato Grosso tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelos governos estadual e federal. Três dos reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial que circulou nesta sexta-feira (26).

Os municípios que tiveram os decretos aceitos são: Aripuanã, Barra do Bugres, Comodoro, General Carneiro, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juscimeira, Nova Marilândia, Nova Maringá, Pedra Petra, São José do Rio Claro e Tapurah.

Em fevereiro, várias ruas do município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, ficaram alagadas depois de fortes chuvas que ocasionaram o transbordamento do Rio Paraguai. Muitos moradores tiveram que deixar as casas e alguns comércios foram fechados.

Também em fevereiro, três pontes no município de Tapurah, a 414 km da capital, ficaram danificadas também por causa das chuvas. Os estragos prejudicaram a circulação de pedestres e de veículos, bem como os produtores rurais que. na época, precisavam fazer o escoamento da safra.

Com o reconhecimento do estado de emergência, os municípios têm a possibilidade de acessar recursos para minimizar os prejuízos ocasionados e recuperar locais danificados, como no caso das pontes.

No caso dos municípios de Alta Floresta, Dom Aquino, Nortelândia e Terra Nova do Norte, os pedidos para decretação de emergência, ainda estão sendo analisados pelos governo estadual.

Fonte:   G1