Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Embalagens e milho com agrotóxico são encontrados em rio onde peixes foram achados mortos em MT

PEIXES MORTOS | 19/03/2019 13h 24min

Foto: Sema e Policia Ambiental

Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) encontrou embalagens de agrotóxicos no Córrego Melgueira, que é um dos afluentes do Rio Paraguai, na região de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá.

Pescadores encontraram diversos peixes mortos no domingo (17) no Rio Paraguai. Os peixes mortos estavam tanto dentro quanto fora do rio.

Técnicos da Sema e da Polícia Ambiental percorrem área no entorno do Rio Paraguai para coletar amostras da água pra fazer análise e tentar descobrir o que causou a contaminação. Por precaução, o abastecimento de água em Alto Paraguai foi suspenso.

A Sema vai tentar checar o lote da mercadoria pra saber quem foi que comprou e talvez chegar até o responsável pelo acidente. O abastecimento de água no município de alto Paraguai continua suspenso.

Alto Paraguai tem cerca de 10 mil habitantes e 70% é abastecida pelas águas do Rio Paraguai. A Sema vai fazer uma inspeção para ver a possibilidade de abastecimento já que a outra fonte de captação não é suficiente pra abastecer a cidade toda.

Por enquanto a recomendação é de economia de água.

Em nota o Ministério Público Estadual disse que está monitorando essa coleta e análise de amostras. Lembrou que já existem 19 processos na vara cível de diamantino que investigam contaminações anteriores na área de proteção ambiental 'Nascentes do Rio Paraguai'.

No afluente Melgueira, as equipes encontraram uma grande quantidade de milho com agrotóxico.

As equipes coletaram amostras da água e restos de embalagens de defensivos agrícolas e percorreram algumas propriedades da região.

A maioria dos bairros da cidade é abastecida pelas águas do Rio Paraguai. Até que se descubra qual a causa da mortandade dos peixes, o abastecimento está suspenso.

Fonte:   Por Nayana Bricat, TV Centro América