Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Esel Souza Marques é o primeiro Bebê Prefeito de Lucas do Rio Verde

BEBÊ PREFEITO | 19/08/2019 17h 30min

Foto: Ascom Prefeitura/Sérgio Nery

Apenas quatro dias depois de vir ao mundo, o menino Esel Souza Marques recebeu o título de Bebê Prefeito e a chave simbólica da cidade de Lucas do Rio Verde das mãos do prefeito Luiz Binotti e da primeira-dama Rafaela Frizzo. A homenagem ocorreu na tarde de sábado (17), na rotatória da Igreja Rosa Mística, durante as atividades comemorativas do Dia D da Semana do Bebê, uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, que contou com o apoio das demais secretarias.

O tributo ao recém-nascido faz parte das estratégias do Selo Unicef, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, responsável pela Semana do Bebê, para assegurar a atenção adequada e o fortalecimento dos direitos das crianças de até 6 anos de idade e também se insere como uma ação de validação obrigatória na metodologia do Unicef.

Para a entrega da distinção à primeira criança nascida durante a Semana do Bebê, a mãe deve ter pelo menos 20 anos, ter participado de sete ou mais consultas pré-natais, ter feito parto normal, estar amamentando sem oferecer suplemento alimentar e a criança deve ter sido registrada no hospital. Nascido às 4h21 da manhã do dia 13 de agosto, Esel é filho de Leisliane Feitosa de Souza e de Erivaldo Marques de Castro e irmão de Gabriele Feitosa de Souza, de 9 anos, e Elisvania de Souza Marques, de 7 anos.

“Foi uma surpresa para a família toda. Nunca imaginei que fazer aquilo que é recomendado pelos profissionais de saúde, que seguir suas orientações, o que para mim era algo normal e necessário para cuidar do nosso bebê, fosse dar nisso tudo”, disse Leisliane, cuja alegria era visível. Além da homenagem recebida por Esel, o casal ganhou um enxoval para o bebê.   

O prefeito Luiz Binotti ressaltou que a homenagem simbólica prestada ao primeiro luverdense nascido dentro da Semana do Bebê leva à reflexão sobre os cuidados que a Administração Pública tem tido com as crianças do município. “Participar de um evento assim, com tantos servidores e voluntários de diversas instituições e entidades locais que estão aqui contribuindo para o sucesso das ações e serviços colocados à disposição dos luverdenses neste Dia D da Semana do Bebê é algo que nos enche de orgulho. Parabéns a todas as secretarias envolvidas e a cada um de vocês que trabalham incansavelmente para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos bebês aos idosos da nossa população”, destaca.

A dona de casa Maria Aparecida Ferreira de Barros disse que sai muito pouco e que a tarde foi muito divertida para os três filhos – de um ano, três anos e cinco anos. “Principalmente para este aqui, do meio, que tem espectro autista e que gosta muito de brincar e de fazer contato com crianças. Ele é totalmente diferente e adora se relacionar. Então, ele se divertiu bem mais. Inclusive, as minhas assistentes sociais estão aqui e esse reencontro também foi bom demais”, conta.  

Durante a tarde toda, o público teve muitas opções de serviços, sorteio de brindes, lazer e diversão para adultos e a crianças de todas as idades, alguns bastante concorridos, como a contação de história, o corte de cabelo, o teste de glicemia e aferição de pressão, os microscópios dos laboratórios de ciência, os brinquedos e a pintura no rosto.    

Segundo a secretária de Assistência Social, o Selo Unicef representa uma conquista para cada município que o recebe e, por isso, todo o empenho na organização das ações de validação para que Lucas do Rio Verde também ganhe essa distinção. “Significa que há todo um cuidado especial, todo um zelo com as crianças e os adolescentes desse município. E a Semana do Bebê faz parte de um conjunto de ações que começa com a gestação e toda a preparação para que o bebê seja saudável e tenha qualidade de vida”, observa.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS


01/08 a 31 de agosto de 2019 - Secretaria de Saúde: Sala de Espera dos PSFs – Estratégia Saúde da Família do município: Orientação sobre Aleitamento Materno e Cuidados com o recém-nascido;

Roda de Conversa/Palestra sobre o tema Primeira Infância

13/08/2019 – (15h00 às 17h00)- Grupo de Cuidadoras – Local: CREAS;
14/08/2019 (14h00 às 16h00) – Grupo de mulheres, SCFV e Grupo de mães PCF – Local: CRAS;
15/08/2019 (14h00 às 16h00) – Grupo de mães PCF e SCFV  - Local: Bairro Parque das Américas;
15/08/2019 (13h00 às 17h00)- Palestra sobre o Fortalecimento das Competências Familiares na Primeira Infância – Público alvo: técnicos da Política de Assistência Social, Professores da Educação Infantil e Política da Saúde, Local: Auditório dos Pioneiros – Prefeitura Municipal;
16/08/2019: (14h00 às 16h00)- Exibição do documentário “O começo da Vida”, Público alvo: mães e cuidadoras participantes do Projeto Beba Leite, Local: Associação É Possível ser Feliz; (Formação em Psicologia, Maura Luiza da Silva).
*** 17/08/2019 – Dia D – Semana do Bebê – Local: Rotatória da Igreja Rosa Mística Período vespertino, das 13h00 às 17h00;
19/08/2019: (07h30 às 08h30)  – Palestra sobre Aleitamento Materno e Introdução Alimentar- Local: CRAS/CREAS;  (Nutricionista Elisângela) – Público Alvo: Técnicos de Referência.
19/08/2019: (13h00 à 16h00)– Comunidade Rural São Cristóvão; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância.
20/08/2019: 13h00 à 16h00) – Comunidade Rural Groslândia; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância
21/08/2019: (13h00 à 16h00) – Comunidade Rural Itambiquara; Roda de Conversa/Palestras sobre o tema Primeira Infância.
22/08/2019: (13h00 às 15h00) – Capacitação da Atenção Básica: Violência e Direitos da Criança. Local: PSF VII (Enfermeira Daniela).

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros e Carolina