Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Cidades

Estudantes de Lucas do Rio Verde visitam Arquivo Público de Mato Grosso

EXTRACLASSE | 07/06/2019 17h 21min

Foto por: Carlos André | Arquivo Público

Alunos da 6ª série da escola Centro Educacional Piaget, localizada em Lucas do Rio Verde (a 331 km de Cuiabá), visitaram nesta manhã (07.06) o Arquivo Público de Mato Grosso. O grupo foi recebido pela superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, que guiou a visitação ao apresentar a história e as atividades desenvolvidas pela Instituição.

A superintendente falou sobre os primeiros procedimentos para quem visita o local, quais cuidados tomar como, por exemplo, não usar o flash das câmeras ao tirar foto, e sobre a importância do uso de máscaras e luvas para garantir a integridade dos documentos.

A professora de história, Lucimar Fonseca, contou que em sala de aula iniciou o ensino sobre a introdução dos estudos históricos, no qual aborda como trabalhar com documentos e fontes. “Acredito que o Arquivo Público é o melhor lugar para eles entenderem e valorizarem a preservação, além de aprenderem a importância que tem um documento para a história e para a memória”, disse.

Os estudantes participaram de uma atividade paleográfica, desenvolvida pelo gerente de Documentos Escritos do Arquivo Público, Hilário Noriyuki, que consistiu na transcrição de uma carta de 1757. O grupo formado por 33 alunos teve que decifrar a data, o local, quem escreveu e quem recebeu o documento.

Eles ainda puderam observar exemplares de jornais de 1847, livro de registro de provisões, portarias e cartas expedidas e recebidas no governo de D. Antônio Rolim de Moura Tavares e Luiz de Souza Coutinho, entre o período de 1751 a 1770, e o livro de matrículas de africanos livres datado de 1852.

A Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), abre a Instituição para visitas técnicas, destinadas a pesquisadores, professores, alunos de universidades, proporcionando uma visão das atividades técnicas desenvolvidas no local. 

As visitas deverão ser agendadas com antecedência de 15 dias úteis, através do formulário que consta no site do Arquivo Público de Mato Grosso ou pelo e-mail: arquivopublico@seplag.mt.gov.br . Elas são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A solicitação de material para consulta é atendida até às 16h30.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-1800/1802.

Fonte:   Nayara Takahara e Carlos André | Seplag e Arquivo