Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Exames que apontam que bebê e adolescente não morreram em Sorriso por H1N1, leptospirose ou hantavirose

RESULTADOS ANUNCIADOS | 04/04/2019 13h 15min

Foto: Portal Sorriso

Exames feitos por um laboratório de Cuiabá descartaram que uma bebê, de 8 meses, morreu por consequência da gripe H1N1, conforme informou, nesta quinta-feira (4), o Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro. O mesmo laboratório também excluiu a hipótese de que o adolescente Maicon Natan Disner de Souza, de 17 anos, tenha falecido em decorrência de hantavirose ou leptospirose.

“A menina [bebê] não morreu de H1N1. Ela deve ter tido outro problema agravante e, infelizmente, ela não resistiu. E no caso do jovem, ele não morreu de H1N1, dengue, Zika Vírus, nem de leptospirose ou hantavirose. Foram feitos seis tipos de exames para tentar constatar e não houve essa confirmação. Passamos à comunidade a informação de que no ano de 2019 nenhum paciente de Sorriso tem registro de ter sido infectado por uma dessas doenças”.

Campanha contra a gripe

Durante coletiva de imprensa, o secretário informou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será iniciada no próximo dia 10 de abril para os grupos prioritários, em especial crianças, gestantes, idosos e pessoas com morbidades, público com maior risco de complicações para a doença, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas e puérperas (até 45 dias após o parto).

Porém, Marchioro adianta que a Secretaria de Saúde do Estado já informou que, neste ano, menos doses da vacina serão enviadas para Sorriso. “Elas não serão suficientes nem mesmo para os grupos prioritários. Mas isso não quer dizer que tenhamos um apavoramento porque a prevenção é a mesma: é a higiene, lavar as mãos”.

Fonte:   Portal Sorriso MT