Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Formação para candidatos ao cargo de gestor escolar terá 65 horas/aula

FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS | 18/10/2019 20h 37min

Foto: Ascom Prefeitura

Os 21 candidatos inscritos para participar do Processo de Escolha de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde começaram nesta quinta-feira, 17, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação, a atividade formativa exigida para o exercício do cargo, que terá a carga de 65 horas/aula e se estenderá até o próximo dia 15 de novembro. A eleição, por voto secreto de todos os membros das comunidades escolares, será no dia 28 de novembro.  

Como a legislação relativa à gestão democrática das instituições de ensino da rede municipal permite apenas uma reeleição, oito dos atuais gestores das 17 unidades escolares reeleitos para a gestão 2018/2019 ficaram, automaticamente, impedidos de candidatar-se outra vez para a disputa. Ao todo, somente em cinco escolas haverá mais de um concorrente ao cargo que ficará vago a partir do final deste ano e em apenas uma unidade, a Escola São Cristóvão, da comunidade de mesmo nome, não houve inscrição de candidato.

“Foram dois dias para que as escolas pudessem apresentar suas candidaturas e, nesse caso, a legislação permite que a própria Secretaria indique o sucessor, explica a secretária adjunta Kátia Cantão Mundim, que representa a Secretaria Municipal de Educação na Comissão de Acompanhamento dos Processos para Escolha dos Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde – Gestão 2020/2021. Um representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e outro do Conselho Municipal de Educação também integram a Comissão.  

As primeiras horas do curso tiveram como tema a Gestão Administrativa, com o servidor Juliano Cesar Ferreira, responsável pelo Departamento de Patrimônio da Prefeitura, tratando de questões relacionadas à área de patrimônio escolar, e, na sequência, o procurador-geral do Município, André Pezzini, abordou aspectos relacionados ao Código de Conduta Ética da Prefeitura. 

Segundo a programação, os candidatos ainda terão formações sobre os seguintes assuntos: Gestão do Tempo; Tempo Estruturante e Tempo Social; Estrutura e Documentação; Gestão de Pessoas; Gestão da Secretaria Escolar; Sistema de Gestão; Legislação; Financiamento da Educação; Gestão dos Recursos Financeiros; Liderança Pedagógica com Foco nos Indicadores Educacionais; Tempo Correlacional e Tempo de Projeção; Atividade Complementar.

A secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, ressaltou que a formação serve para que os candidatos estejam melhor preparados para exercer a função e possam escrever um plano de trabalho para a sua comunidade que contemple não só o que o município tem planejado para a educação para os próximos 10 anos como igualmente expresse o desejo da própria comunidade para que, uma vez eleitos, esse trabalho tenha respaldo e possa ter êxito. “Toda comunidade escolar participa do processo de escolha dos gestores para os próximos dois anos e este é um aprendizado do processo democrático muito importante para os alunos, para os pais, os professores e profissionais de apoio das unidades de ensino de toda a nossa rede”, observa.

Para ter sua inscrição aceita, o candidato precisava preencher oito requisitos básicos: ser ocupante de cargo de professor efetivo do quadro da Educação Básica da Rede Municipal; ser habilitado em nível de licenciatura plena em Pedagogia ou em outra área da Educação; não responder a processo administrativo disciplinar; não estar sob licenças médicas reiteradas; não estar usufruindo licença de interesse particular ou permuta; ter, na data da inscrição, concluído o estágio probatório; ter dedicação exclusiva à unidade escolar; ter trabalhado nos dois últimos anos dentro da unidade de ensino em que pretende candidatura.  

O processo de escolha para coordenadores pedagógicos das unidades escolares terá o período de inscrições aberto entre os dias 22 e 23 de outubro. Assim que as candidaturas forem deferidas, os concorrentes também participarão das atividades de formação.   

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros