Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Cidades

Grupo de terapia comunitária auxilia no tratamento de doenças

TERAPIA COMUNITÁRIA | 23/09/2019 12h 18min

Foto: Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz

Um projeto criado em Lucas do Rio Verde, pelas agentes comunitárias de saúde Denise de Lemos e Edinete Oliveira, tem dado resultados positivos em tratamentos como a depressão e a ansiedade. No grupo, já foram realizadas várias atividades como a jardinagem, maquiagem, manicure, receitas e há algumas semanas, uma voluntária tem ensinado pacientes do PSF VIII, do bairro Bandeirantes, tudo sobre de automassagem e terapia.

O trabalho tem objetivo de auxiliar pacientes com problemas emocionais por meio de atividades alternativas, promovendo a interação em grupos, onde as pacientes compartilham experiências e fazem novas amizades.

Uma das idealizadoras do projeto, a agente Denise Oliveira, conta que tudo começou após algumas visitas de rotina nas casas das pacientes, que são feitas pelas ACS de cada bairro. “Elas reclamavam muito que ficam só em casa, algumas apresentavam sintomas de depressão e ansiedade. Então, decidimos trazer elas para dentro do PSF e fazer algo diferente, foi quando surgiu o grupo “Amigos do Tempo” que hoje, já é um sucesso”, contou a agente comunitária de saúde.  

Para a paciente Salete Tomasson, o grupo foi algo muito importante, que contribuiu para a melhoria de sua saúde e convívio com as pessoas. “O grupo é muito bom, eu já fiz vários módulos e sempre fico esperando o dia da próxima aula, fico ansiosa para vir até o PSF e encontrar todo mundo. Depois que comecei a frequentar, eu mudei muito, tenho mais ânimo e até nos reunimos em outros horários”.

A agente Denise ressalta que após os grupos, não só a parte social mostrou mudanças, mas a saúde das pacientes também melhorou muito. “Depois desse convívio, dessas terapias e encontros, a saúde das pacientes teve uma melhora bem significativa em relação a pressão alta, crises de ansiedade e depressão”, afirmou a agente. 

Além PSF VIII, do Bandeirantes, outras unidades de saúde e o NASF, trabalham com prevenção e terapia em grupos. Quem tiver interesse, é só procurar o PSF mais próximo e verificar as informações.

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz