Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Horto Municipal promove último curso de produção de mudas de 2019

PRODUÇÃO DE MUDAS | 27/11/2019 13h 19min

Foto: Agricultura e Meio Ambiente

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu na última semana mais um curso de produção de mudas em viveiros florestais. As aulas foram realizadas através da parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)

Com o conhecimento adquirido, os participantes poderão utilizar as técnicas do projeto na produção de espécies destinadas ao florestamento e reflorestamento, com alto padrão de qualidade, utilizando-se da tecnologia adequada de cada espécie e poderão ainda ser utilizadas em jardins e também para recuperação de áreas degradas (APPs).

A formação, que totalizou 40 horas, contou com aulas sobre planejamento, escolha da espécie e do local adequado para produção, qualidade das mudas florestais, adubação, irrigação e condições gerais das mudas, entre outros.

O curso foi o último a ser realizado ainda no endereço antigo do Horto Municipal (Avenida das Nações). No próximo ano, a estrutura do Horto atenderá em um novo local, aos fundos do Espaço do Empreendedor, próximo a Fundação Rio Verde.

Atualmente, o Horto Municipal oferta toda estrutura necessária para o cultivo de mudas, árvores frutíferas e nativas, plantas ornamentais e outras plantas que são utilizadas nos canteiros, praças e demais espaços públicos da cidade e também distribuídas para a população. Com a mudança de local, o Horto passará a ter cerca de 10 hectares de área disponível para o cultivo.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, com a mudança de local será possível aumentar a produção de plantas e aprimorar o atendimento do Horto Municipal. “Estamos com todos os projetos do novo horto prontos e autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente para iniciar as atividades no novo local. Lá, vamos conseguir produzir muito mais mudas e produzir ainda mais árvores nativas para os projetos Passivo Zero e Frutifica Lucas”, explicou.

 

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter