Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Juíza anula concurso de prefeitura de MT após constatar que empresa que aplicou a prova para 9 mil inscritos tem 3 funcionários

CONCURSO ANULADO | 11/04/2019 20h 08min

A Justiça anulou o concurso realizado pela Prefeitura de Mirassol D'Oeste, a 329 km de Cuiabá, após a constatação de diversas irregularidades nas provas, realizadas em 2018.

A decisão é da juíza Henriqueta Fernanda Lima, da 1ª Vara de Mirassol D’Oeste.

Na ação, a magistrada cita que houve irregularidades desde o processo licitatório para contratação da empresa que realizaria o concurso até falhas graves na aplicação das provas.

Segundo ela, constatou-se o manuseio de aparelhos eletrônicos durante a prova, abertura dos envelopes sem testemunhas, falta de checagem dos pertences dos candidatos, aplicação da prova em refeitórios, análise de pedidos de isenção contrariando o próprio edital, dentre outras irregularidades que violaram os princípios constitucionais da legalidade, publicidade, da isonomia e da moralidade previstos na Constituição Federal.

A empresa vencedora da licitação não possuía capacidade técnica, já que teria apenas três funcionários para realizar um concurso que teve 9 mil candidatos inscritos.

Além das denúncias de vários candidatos que foram ouvidos em juízo relatando as irregularidades, a ação judicial também constatou que a mesma empresa havia sido considerada inapta tecnicamente e cercada de suspeitas de procedimentos ilícitos para realizar concursos anteriores em Nortelândia, no ano de 2014, Peixoto de Azevedo em 2016, Campos de Júlio em 2017 e também no município de General Carneiro.

Com a decisão, a magistrada declarou a nulidade total do concurso público e ainda condenou a empresa e o município a ressarcir os danos materiais e morais causados aos candidatos inscritos no referido certame, a serem apurados em fase processual própria.

Fonte:   G1 MT