Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Lideranças regionais iniciam tratativas para asfaltar estradas na região

LIDERANÇAS | 06/05/2019 10h 04min

Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone

Lideranças do Médio-Norte de Mato Grosso e produtores rurais deram início neste fim de semana às tratativas para asfaltar estradas no interior. Um encontro na ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-490 próximo à MT-485 e MT-242, reuniu produtores rurais da região, os prefeitos dos três municípios próximos – de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, e de Sorriso, Ari Lafin –, do deputado federal, Neri Geller, deputado estadual, Xuxu Dal Molin, secretários municipais e representantes dos sindicatos rurais dos municípios.

O objetivo, de acordo com o prefeito Luiz Binotti, foi reunir lideranças e propor um projeto de parceria público-privada para a implantação de asfalto seguindo para os dois lados da ponte de madeira, que deverá ser trocada em breve pelo Governo do Estado por uma de concreto, garantindo assim mais segurança para os motoristas e ainda a facilidade no escoamento da safra de forma permanente.

“Esse é um passo muito importante para dar início a uma obra de relevância, que ligará Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, pela Morocó, beneficiando os municípios, produtores e toda região. Foi uma reunião muito produtiva e já deixamos acordado que os Municípios vão bancar o projeto e fazer a parceria com a Sinfra e ainda estadualizar o trecho. Contamos também com a parceria dos produtores da região para desenvolver esta grande obra para o Nortão”, destacou Binotti.

Para o prefeito de Nova Ubiratã, o encontro representa a união do poder político com os produtores rurais, para o bem comum. “Fico feliz em ouvir dos produtores que a política está mudando e que podemos contar com lideranças políticas que são objetivas, porque é preciso deixar de reclamar e começar a realmente fazer o que está ao alcance. Essa união é muito importante”, comentou Valdenir.

Ari Lafin, prefeito do Sorriso, também ressaltou a importância da união dos municípios e dos produtores para a realização das obras. “O caminho é esse, é a unidade, é buscar juntos resolver os problemas do dia a dia. As gestões estão cada vez mais pesadas de demandas para nós prefeitos e nós precisamos nos reinventar. Vamos intensificar as ações em cima deste projeto, que vai beneficiar a classe agrícola e a população da região de forma geral”, disse.

Durante o encontro, foi proposto que os produtores que ficam próximo à ponte, para ambos os lados, formem associação para juntos e em sintonia com o poder público dos três municípios possam auxiliar no projeto.

“A nossa briga sempre foi solitária, iniciamos um trecho de asfalto, mas no meio da obra houve problema e perdemos a força. Agora com essa união, com a força de todos para essa nova obra, esse novo trecho, isso anima e começa a mostrar a importância dessa região, que tem um fluxo enorme e com vias importantes”, comentou o produtor rural Ailan Dalmolin.

O deputado estadual, Xuxu Dal Molin, explicou que “o secretário da Sinfra, Marcelo Padeiro, já veio até a nossa região e assumiu um compromisso de asfalto em Sorriso através de PPP. É claro que depende de cada região, mas ressalto que ele está fazendo um grande trabalho e podemos buscar essa parceria com convênio do Governo do Estado também.”

O deputado federal, Neri Geller, parabenizou a iniciativa das lideranças e a união dos produtores. “Essa reunião demonstra que as coisas estão saindo do papel e se efetivando. A ponte já está na iminência de começar as obras e, paralelo a isso, formar a associação dos produtores. Asfaltar essa estrada que liga Morocó a Nova Ubiratã vai trazer um fluxo extraordinário, economizando quase 80 km para esses produtores e municípios. Como líder da bancada, também quero forçar a retornar o Fethab, entre outras melhorias. Saio desse nosso encontro muito satisfeito em função da objetividade das autoridades e dos produtores, pensando em um benefício que será para todos.”

O produtor rural Sadi Beledelli pontuou que com a força de todos será possível realizar um sonho antigo. “É de suma importância ter essa união dos prefeitos, deputados, lideranças e produtores, pra que a gente possa definitivamente daqui uns dias poder andar em cima de asfalto e não mais em estrada de chão como a gente faz desde que chegou em Mato Grosso. Essa ligação entre a 242 com a BR 163 é muito importante, vai fazer com que os produtores ganhem muito com isso, economizando até Cuiabá, Rondonópolis, enfim, isso diminui valor de frete e vai agregar valor aos nossos produtores.”

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter