Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde segue protocolo farmacológico do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus desde maio

COVID-19 | 23/06/2020 12h 46min

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

Desde o dia 20 de maio, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem seguido o protocolo farmacológico publicado naquela mesma data pelo Ministério da Saúde em relação aos medicamentos recomendados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, principalmente a associação de hidroxicloroquina com azitromicina.

“Assim que o Ministério estabeleceu um protocolo farmacológico básico para tratamento da Covid-19, o município tratou de adotá-lo imediatamente e adquiriu os medicamentos para que os profissionais que estão atendendo pacientes com coronavírus tenham todos eles à disposição para, a seu próprio critério, decidirem sobre sua aplicação ou não de acordo com o estado de cada pessoa”, explica o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez.    

Todas as três unidades Sentinelas do coronavírus foram orientadas para seguir o protocolo que, segundo Bespalez, foi o assunto central da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23, no auditório do Paço Municipal, com médicos que atuam diretamente com pacientes suspeitos de contaminação. “Nós nos reunimos para fazer os ajustes necessários e momentâneos sobre a utilização desses medicamentos pelos profissionais luverdenses”, destaca.

Além dos cardiologistas Fábio Argenta e Gilmar de Oliveira, que atuam na rede privada, o encontro contou com a participação de médicos da rede pública que atendem pacientes suspeitos da doença com sintomas respiratórios.

De acordo com o médico Antônio Salvão, que atende no Pronto Atendimento Municipal (PAM), a primeira unidade Sentinela de Lucas do Rio Verde, o paciente será avaliado para saber qual a gravidade da situação, se apresenta comorbidades ou outras patologias e, se for o caso, a medicação está disponível nas unidades. “É o médico quem vai decidir qual a melhor hora de entrar com o tratamento específico ou não, mesmo os sintomáticos nós temos disponíveis também, e o paciente já sai com sua medicação”, pontua.  

Porém, o profissional adverte que a quantidade de medicamentos em estoque não é infinita e somente será suficiente se a população seguir as medidas preventivas para controle da disseminação do contágio. “Se a população não fizer a sua parte, com o uso de máscara e a higienização recomendada, haverá falta de medicamentos e dos leitos disponíveis no estado para atender os pacientes com a doença”, diz.    

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.  

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros