Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde terá nova campanha de doação de sangue neste sábado (20)

DOAÇÃO DE SANGUE | 18/02/2021 07h 55min

Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso, e o Grupo Corrente pela Vida realizam no próximo sábado (20) mais uma campanha para doação de sangue. Esta é a segunda ação de coleta realizada neste ano.

Os interessados em doar sangue devem agendar horário pelo whatsapp (65) 99229-2034. As coletas serão realizadas das 7h às 11h e das 13h às 17h, no PSF X Cerrado. 

O agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha. 

“São oito doadores por hora e esse agendamento tem dado muito certo para evitar tumulto no dia da campanha. E nós reforçamos aos doadores que agendaram para que não faltem, pois ocupam a vaga de quem realmente poderia participar. Se acontecer algo, pedimos que comunique com antecedência pelo whatsapp e assim conseguiremos encaixar naquele horário algum outro doador do nosso banco de dados”, ressaltou a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura.

Conforme o responsável pela Agência Transfusional de Lucas do Rio Verde, bioquímico Gilmar da Silva Pereira, “pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais; tem que ter peso mínimo de 50 kg e ter boas condições de saúde; é preciso apresentar documento original com foto e recomenda-se estar descansado e alimentado; evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação; pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, que tiveram Covid-19, precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue”.

Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações. 

“O que nos une é a solidariedade!”
O Grupo Corrente pela Vida é composto pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter