Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde ultrapassa meta de vacinação contra gripe e chega a quase 100%

VACINAÇÃO | 31/05/2019 17h 00min

Foto: Ascom Prefeitura

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina hoje (31). Em Lucas do Rio Verde, 11.613 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas até a manhã desta sexta-feira.

Assim, Lucas do Rio Verde chega a cobertura total de 98,40%. A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90%. A cobertura vacinal, conforme estimativa do Governo Federal, prevê a vacinação de 11.802 pessoas no município.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Bespalez, diferente de muitos municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde chega muito perto de 100%, restando poucas doses das vacinas nas unidades de saúde. “Foi anunciado pelo Ministério da Saúde que, após o período para os grupos de risco, a vacina estaria disponível para toda população, porém Lucas do Rio Verde vive uma situação diferente de muitos municípios brasileiros. Diversas cidades não atingiram nem 75% do público alvo e talvez terão doses sobrando, mas aqui chegamos a praticamente 100% e fizemos o dever de casa, que é vacinar o grupo priorizado pelo ministério”, esclareceu.


Sobre a gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

A orientação aos munícipes é adotar medidas preventivas, como cuidados básicos e simples diariamente:

•    Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;
•    Evite tocar a boca e o nariz;
•    Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
•    Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
•    Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
•    Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter