Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Mais de 11 mil animais já foram imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA | 07/10/2020 07h 01min

Vacinação: apenas um tutor deve acompanhar o animal (Reprodução)

Cerca de 11.400 vacinas contra a raiva já foram aplicadas em Lucas do Rio Verde-MT.

Somente no último sábado, 3 de outubro, Dia D da vacinação, realizado na maioria das unidades de saúde, foram imunizados 9.706 cães e gatos.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta para este ano é vacinar 13.550 animais, sendo 11.750 cães e 1.800 gatos.

Até o momento, já foram vacinados 10.281 cães e 1.115 gatos, nas áreas urbana e rural, nas ONGs e entidades.

 

Todos os gatos e cachorros com mais de 90 dias de nascimento devem ser imunizados, exceto gestantes, lactantes e animais doentes.

 

Quem não conseguiu participar do Dia D, pode levar os cães e gatos para vacinar no ponto de vacinação, que fica numa sala da Vigilância ao lado do prédio do antigo Posto Central.

O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

 

Em caso de animais em fazendas, a orientação é para que o proprietário entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3548-2508.

 

Conforme Nota Técnica nº 001/2020, da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, “é terminantemente proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos”.

 

No ano passado, Lucas do Rio Verde ultrapassou a meta, que era de 12.420 animais, imunizando no total 13.252, sendo 11.714 cães e 1.538 gatos.

 

RAIVA

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta os mamíferos, incluindo o homem. A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.

 

As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar; em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenir a doença.

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Assessoria