Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Cidades

Mais de mil profissionais da Educação participam da II Jornada de Inovação Pedagógica

EDUCAÇÃO | 07/08/2019 14h 03min

Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

O ato de abertura da II Jornada de Inovação Pedagógica, que deu início ao segundo semestre letivo da rede municipal de ensino, realizado na manhã desta terça-feira (06), no Pavilhão da Igreja Rosa Mística, contou com a participação dos mais de mil servidores da Educação. “O currículo escolar como processo de humanização da sociedade”, o mesmo tema da jornada de janeiro, busca impulsionar o debate e a reflexão sobre os desafios para a implementação das novas diretrizes curriculares a partir de 2020. 

As “Competências e habilidades socioemocionais presentes no Documento de Referência Curricular de Lucas do Rio Verde” foi o tema abordado pela pedagoga Regina Shudo durante a palestra de abertura, atividade promovida em parceria com o Sicredi Ouro Verde por meio do Programa A União Faz a Vida. Com uma extensa programação que se estenderá até o final da tarde de hoje, o ciclo de formação continuada terá outras 23 palestras e oficinas específicas para professores da educação infantil até as séries finais do ensino fundamental e para mais de trezentos profissionais não docentes – merendeiras, monitores, motoristas de transporte escolar, secretários e auxiliares de serviços gerais.  

Presente na cerimônia de abertura, o prefeito Luiz Binotti deixou clara a importância dada ao setor que reúne o maior número de servidores do Poder Executivo. “Sou um prefeito apaixonado pela educação e quero aproveitar para fazer o máximo pela educação de Lucas do Rio Verde, que já é de alto nível, mas nós podemos melhorar ainda mais. Se hoje já temos o segundo melhor Ideb de Mato Grosso, isso a gente deve a cada um de vocês que trabalham diuturnamente para cuidar dos nossos alunos e das nossas escolas. Parabéns a todos que fazem parte desse time vitorioso”, declarou.

Binotti mencionou a conquista do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os profissionais não docentes da Educação e uma série de investimentos feitos em reformas e em novas estruturas físicas para atender as demandas de uma cidade que não para de crescer e garantiu que continuará investindo em propostas de fortalecimento da educação de Lucas do Rio Verde, como a própria jornada em andamento.

“Hoje estamos aqui com mais de mil profissionais da Educação que darão continuidade à formação recebida em janeiro, na abertura do ano letivo. As coisas acontecem muito rapidamente no mundo moderno, os alunos contam com essa ferramenta poderosa que é internet e as escolas e os professores não podem ficar para trás. A preocupação com a capacitação precisa ser permanente e, por isso, junto com a secretária Cleusa, temos investido constantemente na qualificação de todos os nossos profissionais da rede de ensino”, destacou.   

Como manter o alto nível educacional existente em um município com uma população em constante crescimento e a frequente chegada de crianças de diferentes regiões do país e com níveis de aprendizado bem aquém dos estudantes da rede municipal de ensino? Este e outros desafios estão no centro das preocupações da secretária de Educação Cleusa Marchezan De Marco. Segundo informou, atualmente, cerca de mil alunos participam de oficinas pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno escolar para acompanharem o desenvolvimento e serem incluídos nos mesmos níveis do processo de aprendizagem de seus colegas.

“Estamos oferecendo formação continuada para todos os profissionais da nossa rede porque nós temos que implementar um novo documento curricular que traz novas metodologias, novas formas de organizar os conteúdos que são ensinados nas unidades escolares e precisamos fazer a reflexão sobre como será implementado, visto que traz o aluno para o centro do processo de aprendizagem e a proposta de que todas as crianças do segundo ano do ensino fundamental  já devem estar alfabetizadas, traz a tecnologia como auxiliar no trabalho dos profissionais da Educação e a premissa de conteúdos mínimos para cada fase de aprendizagem e ainda busca assegurar às crianças os direitos de aprendizagem”, ressaltou.  

A coordenadora pedagógica da Escola Caminho para o Futuro, Vera Lúcia Nascimento, frisou a importância da formação para o conjunto de profissionais do setor. “Temos uma profissão que exige aperfeiçoamento constante e a BNCC trouxe muitos elementos que a gente desconhece e eu só vou ser capaz de transmitir algo se eu tiver conhecimento. Esta jornada é muito importante porque traz esclarecimento para todos os profissionais da Educação e para que a gente saiba lidar com esses novos conteúdos e com todas as demandas e situações novas vivenciadas com os alunos dentro da escola”, disse.

O primeiro dia da II Jornada de Inovação Pedagógica teve 12 atividades de formação. Outras 12 oficinas e palestras previstas na programação matutina e vespertina de hoje estarão distribuídas entre o Pavilhão da Rosa Mística, a Escola Olavo Bilac, a sede local do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), a Câmara de Vereadores e o auditório do Paço Municipal.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros