Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Mesa-redonda abre Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência nesta segunda-feira

PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 16/09/2019 13h 17min

Foto: Ascom Prefeitura/Patrícia Pires

“Mobilizar para Incluir” é o tema da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência que começa na próxima segunda-feira, 16, com a realização de uma mesa-redonda, às 19 horas, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. Esta iniciativa inédita no município, tomada pela Prefeitura e pelo Conselho de Pessoas com Deficiência e outras instituições parceiras, se estenderá até o sábado, 21, e tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a aplicação e efetivação dos direitos de um grande número de pessoas ainda tratadas com preconceito e marginalizadas, principalmente no mercado de trabalho.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), cerca de um bilhão de pessoas no mundo inteiro apresenta alguma forma de deficiência – quase 10% são crianças – e, no país, perto de um quarto da população – mais de 45 milhões de pessoas – também se encontra nessa condição potencialmente excludente.

“Temos uma programação extensa durante toda esta semana preparada especialmente para despertar as pessoas em geral e sobretudo os empresários sobre essa situação alarmante por conta do tratamento desigual e do descaso aos direitos de um grande número de pessoas que são discriminadas e precisam da aplicação de políticas inclusivas para se sentirem valorizadas”, explica a assistente social Gisele Bellotti de Rezende.

Além do preconceito e das dificuldades para conviver em uma sociedade projetada para atender unicamente pessoas sem deficiência, a falta de oportunidades de emprego tem sido uma das questões que mais afetam os deficientes. “Também nos dirigimos às famílias específicas que têm pessoas com deficiência e aos profissionais que atuam nessa área para que participem das diversas atividades previstas, que incluem debates sobre os principais problemas, orientações diversas, mutirão, caminhada e apresentações culturais”, destaca Gisele.

Coordenadora da mesa-redonda de abertura, a assistente social Michelle Morelli disse que a atividade terá como foco os direitos, os benefícios e a empregabilidade da pessoa com deficiência e reunirá representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e de outros setores sociais. “Queremos desmistificar o medo da perda de benefícios devido ao acesso ao mercado de trabalho e, por isso, a importância de sensibilizar e mobilizar principalmente os representantes de empresas da cidade para estarem presentes e esclarecendo como fazer para incluir as pessoas com deficiência no espaço de trabalho, seja em pequenas ou grandes empresas”, frisa.

PROGRAMAÇÃO

Período: 16 a 21 de setembro

16/09 - Segunda-feira

Mesa-redonda: Direitos, Benefícios e Empregabilidade das Pessoas com Deficiência

Local: Auditório dos Pioneiros/Paço Municipal

Horário: 19h às 21h

17/09 – Terça-feira

Exibição do Filme: Extraordinário (Público BPC, BPC na Escola, APAE e Alunos das salas de recursos – SME)

Local: Auditório dos Pioneiros/Paço Municipal

Horário: 07h30 às 10h30

18/09 – Quarta-feira

Apresentações Culturais

Local: Câmara Municipal

Horário: 19h às 21h

19/09 – Quinta-feira

Gincana Intergeracional e Inclusiva (APAE, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS)

Local: APAE

Horário: 07h30 às 10h30

20/09 - Sexta-feira

Caminhada “Mobilizar para Incluir”

Trajeto: Saída da APAE com destino à Rotatória da Rosa Mística (finalização com apresentação cultural)

Início: 07h30 e previsão de término às 10h

21/09 – Sábado - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Evento: Dia “D” Mobilizar para Incluir

Horário: 15h às 19h

Local: Ginásio Nari Pandolfi (Escola Municipal Olavo Bilac)

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros