Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Moradores de município de MT com abastecimento de água suspenso recebem água da Prefeitura

CONTAMINAÇÃO DO RIO PARAGUAI | 21/03/2019 15h 30min

Foto: Prefeitura de Alto Paraguai

Os moradores de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá estão sem água deste de domingo (17), quando o abastecimento foi suspenso, em razão da contaminação do rio. Para tentar solucionar a situação e amenizar a necessidade da população, a prefeitura começou a distribuir água com caminhão-pipa, nesta quinta-feira (21).

Antes da iniciativa da prefeitura, os moradores contavam apenas com uma mangueira que fica em um ponto da cidade. A água vem de uma mina que fica a cerca de 3 km da cidade.

Entretanto, quem não dispõe de transporte para ir até o local mangueira, utilizou outras alternativas.

A moradora L ucineide Oliveira dos Santos, que é doméstica, não teve como buscar água na mangueira, então ela usou água da chuva para fazer os serviços domésticos, inclusive cozinhar.

A iniciativa da prefeitura visa abastecer, especialmente os morados que não têm condições de buscar, nem de comprar água.

Em uma das distribuidoras da cidade, a venda de garrafão de água dobrou. De acordo com o proprietário, em dias normais, a média de venda é mil garrafões por semana. No entanto, de domingo até quarta-feira (20), já haviam sido vendidos mais de 800 garrafões.

suspensão do abastecimento de água ocorreu depois que peixes foram encontrados mortos no Rio Paraguai. A suspeita é de tenham sido vítimas de contaminação por agrotóxicos.

As aulas também foram canceladas. A prefeitura estuda a possibilidade de decretar estado de calamidade pública.

O rio possui mais de 2.600 km de extensão e é um dos principais cursos d'água do país.

Fonte:   G1 MT