Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Cidades

Mutirão da saúde realiza 200 cirurgias de Pterígio em Lucas do Rio Verde

PTERÍGIO | 21/10/2019 13h 48min

Foto: Ascom Prefeitura/ Ederson Bones

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (19) e domingo (20), o Mutirão de Cirurgias de Pterígio no PSF XIV, no bairro Jardim Amazônia. Ao total, foram realizados 200 procedimentos em pacientes que aguardavam pela cirurgia na fila de espera da Central de Regulação do Município.

Esse é o terceiro mutirão de Pterígio realizado em Lucas do Rio Verde. “Mesmo esse tipo de cirurgia precisando de aparelhos específicos, é possível será feito dentro do próprio PSF. Por isso, está sendo realizado mais uma vez esses procedimentos que diminuem a fila de espera a quase zero, atendendo as necessidades dos pacientes”, afirma o secretário de saúde Rafael Bespalez.

Pterígio ou mais conhecido como “carne crescida” é uma lesão que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até as córneas. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

A paciente Rosalina Moraes, com 66 anos, já estava na fila de espera há dois anos e conta que a dificuldade para enxergar já estava atrapalhando suas atividades do dia a dia. “Eu não conseguia mais fazer muitas coisas, a minha visão estava muito ruim e eu tinha até pensado em ir  fazer particular, mas graças a Deus e a esse mutirão eu consegui e vou poder enxergar melhor, vale a pena e esperar”, contou a paciente.

Segundo o secretario de saúde, estão previstos mais dois mutirões oftalmológicos, de Pterígio em novembro e cataratas em dezembro ou início de janeiro de 2020, com intuito de diminuir ao máximo as filas e garantir a saúde dos luverdenses. Pessoas com algum problema de visão, devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para consulta e possível encaminhamento. 

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz