Bom dia, Quinta Feira 02 de Julho de 2020

Cidades

Paranaíta: Ex-patinho feio do extremo Norte vira Cisne dourado

PARANAÍTA 41 ANOS | 29/06/2020 09h 34min

Foto: Assessoria

Paranaíta completa 41 anos, nesta segunda-feira (29), com orgulho de ser referência em rápido desenvolvimento no Norte de Mato Grosso. Polo de educação, a cidade também se destaca pela estrutura e tem importante papel na saúde da região.

Um investimento de meio milhão feito pelo município ajudou laboratório de testes para covid-19 ser implantado em Alta Floresta e atender a região.
 

Fundada em 29 de junho de 1979, o município tem como prefeito Tony Rufatto, que está em sua segunda gestão. Nos últimos anos, a cidade se desenvolveu e estruturou atraindo novos moradores em busca de melhores oportunidades e também visitantes.

Paranaíta tem o sonho de se tornar um polo também na educação e os primeiros passos já foram dados.

A cidade conta com um núcleo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), instalado na Biblioteca Municipal, Campus Avançado - Polo de Inovação do IFMT no Jardim Amazonas e a Fazenda Experimental do IFMT e os Laboratórios de piscicultura na Fazenda experimental do IFMT estão sendo construídos.

Em fase de cadastramento, o laboratório do IFMT Alta Floresta atenderá as secretarias de saúde da região para analisar mais de 400 amostras PCR para detectar contaminação por covid. A medida dá celeridade ao diagnóstico e, consequentemente, tratamento da doença, uma vez que é mais um laboratório conveniado para as análises, num momento em que o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacem) está com sua capacidade reduzida.

As Usinas Hidrelétricas Teles Pires e São Manoel também se tornaram fatores preponderando para o crescimento da cidade. Situada em Paranaíta e Jacareacanga (PA), são empreendimentos de infraestrutura contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

“Hoje, muitas pessoas do estado inteiro, que passam por aqui, elogiam nosso trabalho. Agradeço a todos, que, de uma forma ou de outra, contribuíram para essa menina dos olhos, que se chama Paranaíta. Que nos abraçou e nos deu oportunidade de fazer aquilo que muitos queriam para nosso município”, destaca o prefeito Rufatto.

Com 11 mil habitantes e distante 870 km da capital, Paranaíta é destaque em saúde. O Hospital Municipal, o “shopping da saúde”, é uma obra de referência que logo atenderá moradores da região, não só os paranaitenses. Os 4 Postos de Saúde da Família (PSF) atendem a área urbana e rural também com especialistas de várias áreas.

Paranaíta se orgulha de ter um programa continuado e inédito em Mato Grosso, o “Passos Que Rodam”, que entregou 40 cadeiras de rodas motorizadas a deficientes físicos. Também tem o programa de inclusão “Menina dos Olhos”, uma parceria com a Se Educação atende 100% dos alunos na rede municipal e estadual, com deficiência de visão desde a consulta oftalmológica até a entrega dos óculos.

O “Cesta Verde” é destaque nacional e consiste na aquisição pelo município de produtos da agricultura familiar gerando renda e ofertando alimento saudável aos que mais precisam. Já são 150 famílias beneficiadas em Paranaíta.

A cidade também tem um projeto de pavimentação que já contemplou 43km e  nova entrada da cidade está sendo pavimentada e terá canteiro central, pista de caminhada no entorno, iluminação em led e ampla Rotatória na MT- 206.

As ações valorizarão ainda mais o Lago Municipal, principal cartão postal da cidade.
Além disso, o projeto de pavimentação da MT-206 facilitará o trânsito na região, principalmente entre Paranaíta e Apiacás.

Estes são apenas alguns dos pontos que tornam Paranaíta destaca em todo o estado e que vislumbram um futuro de crescimento e oportunidades para quem aposta na cidade.

“Quero agradecer a todos os servidores e principalmente a Deus por ter me dado a oportunidade de transformar Paranaíta numa cidade modelo. Que Deus nos abençoe”, completa o prefeito.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Assessoria