Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Pastor Belga precisa de transfusão de sangue e cuidadora pede ajuda a população Luverdense

DOAÇÃO DE SANGUE ANIMAL | 02/09/2020 20h 50min

Foto: Arquivo Pessoal

Uma cachorra de 05 anos, da raça pastor Belga que se chama Charlotte está com linfomas, câncer no sangue e precisa com urgência de transfusão de sangue.

A cuidadora do animal, Iracema Santos, procurou a equipe do Site Lucas Notícias para pedir ajuda a população Luverdense para levar os animais para doarem sangue para 'Charlotte'. "A minha rainha Charlotte é uma pastor belga, ela tá com câncer no sangue e tá muito fraca pra aguentar o tratamento, precisamos de doadores pet que pese mas de 45 kg".

A coleta e os testes para doações serão realizadas a partir desta quinta-feira (03), na Clínica Arca de Noé, que fica localizada na rua Londrina, número 253, no bairro Menino Deus, em Lucas do Rio Verde-MT, com a Doutora Marcielly.

"Ela é tudo pra mim, mesmo eu tendo outros animais", relatou a cuidadora do animal.

Para quem quer tirar alguma duvida, pode falar com a cuidadora Iracema através do telefone (65) 98108-8815.

Lembrando que os cachorros podem ser de qualquer raça, desde que seja de porte grande.

Assim como ocorre com os seres humanos, os animais de estimação também podem precisar de doação de sangue em casos de emergências, como acidentes ou cirurgias, e até no tratamento de doenças crônicas, como anemia, ou de doenças graves que desencadeiam hemorragias. Por isso, a doação de sangue salva vidas!

Em tratamentos de urgência, as transfusões de sangue são essenciais, por isso, a necessidade de ter disponível um animal doador de sangue, de um tutor que se disponha a trazê-lo para a doar sangue ou já se tenha uma bolsa de sangue para o procedimento da transfusão.

1. Requisitos para um animal ser doador
Tanto cachorros como gatos, precisam ter os seguintes requisitos para poderem ser doadores de sangue:

- Serem dóceis
- Vacinação e vermifugação em dia
- Controle de pulgas e outros parasitas
- Estarem saudáveis
- No caso de fêmeas, não podem estarem no cio ou em período gestacional
- Nunca ter feito transfusão de sangue
- Não tomar medicamento de uso contínuo
- No caso da Charlotte, o peso ideal é de 45 kg e terem de 1 a 8 anos de idade. 

2. Vantagens de um animal ser doador de sangue
No caso dos cães, eles passam por um check-up com exame físico e exames laboratoriais como: hemograma, função renal e testes para Ehrlichiose, Leishmaniose Dirofilariose, Lime e Brucelose.

Em relação aos gatos, as vantagens consistem em exame físico e exames laboratoriais como: hemograma, função renal, testes para Leucemia Felina, Imunodeficiência, e Mycoplasma,

Para obter o devido diagnóstico, após a retirada do sangue, procede-se à análise do tipo sanguíneo e uma pequena mostra será encaminhada para exames a fim de verificar o estado clínico do pet doador.

3. Como ajudar a salvar vidas?
Os tutores que tenham pets que atendam aos requisitos para serem doadores de sangue, e que queiram levar seus animais para doar, podem comparacer a partir desta quinta-feira (03), na Clínica Arca de Noé, que fica localizada na rua Londrina, número 253, no bairro Menino Deus, em Lucas do Rio Verde-MT, com a Doutora Marcielly.

4 - Como acontece a doação de sangue?
A doação de sangue é um procedimento que dura cerca de 15 minutos, sendo realizado por um veterinário acompanhado de um enfermeiro e do tutor para ajudar no manuseio de animal, mantendo-o seguro e calmo. Em alguns casos, se o animal ficar agitado pode ser necessário dar um sedativo bem leve pra ele.

O sangue é retirado do animal doador por meio da veia jugular (no pescoço) e coletado em uma bolsa (como é feito com os humanos).

Os cães podem doar até 450 ml de sangue, enquanto os gatos, até 40 ml.

Os cães não podem doar ou receber sangue dos gatos porque a tipagem sanguínea é diferente. Nos cachorros, existem 13 tipos sanguíneos que podem variar entre animais de uma mesma raça. No caso dos gatos, existem três tipos sanguíneos.

Antes da transfusão de sangue, é realizado o teste de compatibilidade entre doador de sangue e do recebedor.

Para preparar o animal doador de sangue é necessário ele estar em jejum de 4 ou 5 horas sem comer, em seguida à doação ele já poderá comer.

Caso por algum motivo haja dificuldade de retirar o sangue pela jugular do pescoço, é possível fazer a coleta pela veia de uma pata.

O animal doador só poderá fazer uma nova doação de sangue em um prazo mínimo de intervalo correspondente a 3 meses, entre cada coleta.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 

Fonte:   Lucas Notícias