Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Cidades

Pedalada “Faça Bonito” contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes reuniu mais de 200 participantes em Tapurah

CONTRA ABUSOS | 21/05/2019 14h 28min

Foto: Assessoria

A Secretaria de Assistência Social de Tapurah realizou no sábado, dia 18 de maio a Pedalada “Faça Bonito”, uma Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Dia Nacional contra essa prática criminosa no país. A concentração foi na Praça das Bandeiras.

A concentração começou às 8h e logo percorreu as avenidas da cidade, a iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade para participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante a pedalada, havia distribuição de água e na chegada, muita pipoca e algodão doce para repor as energias. Também foram premiadas as 3 bicicletas mais enfeitadas. A Escola Estadual Cândido Portinari participou com alunos declamando poemas sobre o tema também.

A Secretária de Assistência Social, Jô Luza agradeceu a presença da população e deixou o alerta. “Nunca podemos cessar de participar de lutas como está em defesa todas às meninas e meninos, eles têm o direito a proteção e ao desenvolvimento saudável”, disse a Secretária Municipal.

O foco também era de orientar e divulgar as formas corretas para identificar casos de exploração sexual infantil, a iniciativa pretende estimular as denúncias anônimas ao Disque 100. O canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos atende 24 horas por dia situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

 

Combate à violência sexual

A violência sexual pode acontecer tanto na forma de abuso sexual, quanto de exploração sexual. O abuso é caracterizado pelo uso de uma criança ou adolescente na prática de qualquer ato de natureza sexual, geralmente praticada por alguém do convívio familiar ou social. No caso da exploração sexual, a criança é utilizada comercialmente por aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que se beneficiam financeiramente da exploração sexual deles.

Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado anualmente em 18 de maio. A data alude ao bárbaro assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, vítima de extrema violência e abuso sexual, em Vitória/ES.

Fonte:   Assessoria