Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Cidades

Perícia encomendada por associação de proteção aos animais de MT mostra envenenamento

ENVENENAMENTO | 11/04/2019 20h 16min

Foto: ONG Amamos Animais/ Divulgação

Um laudo encomendado por um grupo de proteção animal apontou que um dos animais mortos em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, ingeriu carbamato, mais conhecido como “chumbinho”.

O exame foi realizado em um cachorro que não resistiu e morreu, mesmo após ser levado para atendimento veterinário. Ele morreu apresentando os mesmos sintomas dos outros animais.

O exame foi solicitado pela Associação Amamos Animais e entregue pela diretora, Leir Ribeiro, à Polícia Civil, que investiga a morte de pelo menos 36 animais.

Leir conta que soube de outras mortes, mas os donos dos animais “abriram mão de registrar boletim de ocorrência”.

O laudo oficial, que deveria ser emitido pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), ainda não ficou pronto.

As mortes começaram a ser registradas no dia 10 de janeiro.

Segundo os donos, os animais não apresentavam sintomas de doenças e, antes de morrer, tiveram convulsões e uma baba espessa branca na boca.

Ao todo, foram confirmadas 36 mortes de cães e de gatos. No entanto, Leir disse que a quantidade de animais mortos nesse período pode ser maior.

O médico veterinário Luiz Carlos de Queiroz Júnior explica que a morte por “chumbinho” acontece de forma muito rápida.

“Muitas vezes em apenas 5 minutos o animal está morto. As vezes não há tempo sequer de chegar até um médico ou uma clínica para atendimento. O animal pode ter convulsões, parada cardíaca e até hemorragia interna”, explicou o médico veterinário.

Nenhum suspeito de matar os animais foi localizado até agora. A Polícia Civil continua investigando o caso.

Fonte:   G1 MT