Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Por falta de energia, CPI que apura aumento na conta faz audiência à luz de velas em MT

EM MT | 01/11/2019 14h 24min

Deputado Elizeu Nascimento (DC) é o presidente da CPI — Foto: Divulgação

Uma audiência pública sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o aumento na conta de energia foi realizada à luz de velas, nessa quinta-feira (31), em Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá. A cidade estava sem energia.

A Energisa informou, em nota, que ocorreu ventos fortes na região e causou danos de grande porte à rede elétrica que atende os municípios de Glória D'Oeste e Porto Esperidião. A região mais atingida foi de uma mata fachada entre Glória D'Oeste e Aparecida Bela. Segundo a empresa, árvores de grande porte caíram sobre a rede de energia e danificaram quatro postes.

“Atuamos imediatamente após o vendaval, contudo, houve dificuldade de acesso ao local por conta de árvores caídas e lama excessiva no caminho. A normalização do fornecimento prolongou a acontecer. A Energisa lamenta os transtornos”, diz trecho da nota.

A Energisa é o principal alvo das reclamações registradas no Procon. Dezenove dos 24 deputados assinaram o pedido para a criação da comissão.

O presidente da CPI, deputado Elizeu Nascimento (DC), contou que a audiência estava marcada para o fim da tarde dessa quinta-feira. No entanto, ao chegar na cidade, não havia energia.

“Os moradores contaram que desde cedo estavam sem luz. A audiência não poderia ser cancelada. Tinha pessoas da zona rural que andaram quilômetros para discutir o assunto, então resolvemos comprar velas, pois estava muito escuro lá na Câmara Municipal. Além disso, foi uma forma de protestar sobre o descaso da empresa com os clientes”, explicou.

Na audiência, além do deputado, haviam moradores da cidade, representantes do Procon, vereadores, o vice-prefeito de Porto Esperidião e secretários do município.

Segundo Elizeu, a audiência durou cerca de duas horas e meia e parte dela foi acompanhada pela população em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

“O que mais dificultou foi o calor, mas seguimos até o fim. Já no encerramento a energia voltou. Comerciantes contaram que perderam várias mercadorias que precisavam do freezer para conservá-las”, disse.

As principais reclamações dos moradores durante a discussão, segundo o deputado, foram o aumento na conta de luz e a falta de qualidade na prestação de serviços da concessionária.

“Moradores da zona rural contaram que construíram casas há mais de dois anos e até hoje a empresa não fez a ligação da energia. Também disseram que quando a luz é cortada eles demoram dias para religar”, contou.

Elizeu afirmou que o próximo passo para dar continuidade nas investigações é a seleção da equipe técnica para realizar perícia.

 

A comissão

 

No dia 22 de outubro, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), anunciou os membros da CPI da Energisa.

A comissão terá 180 dias para apurar os indícios de irregularidades.

A CPI é presidida pelo deputado Elizeu Nascimento (DC) e tem como membros, os deputados Dilmar Dal Bosco, Paulo Araújo, Carlos Avallone e Eugênio. Um dos quatro últimos citados deve ser escolhido relator do CPI.

Os suplentes são: Claudinei, Romoaldo Junior, Xuxu Dal Molin, Thiago Silva e Valmir Moretto.

O objetivo é identificar o motivo pelo qual as contas aumentaram e averiguar as denúncias de consumidores de descaso em caso de reclamações, que levam o serviço a liderar o ranking de reclamações no Procon-MT.

 

Reclamações

 

De janeiro a 31 de outubro deste ano foram 6.607 reclamações contra a Energisa registradas no Procon-MT.

Dessas reclamações, 81,7% são de cobranças abusivas, 5,2% são de dúvidas sobre contas cobradas pela empresa e 13,1% são classificados como 'outros'.

Fonte:   G1 MT