Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Cidades

Prefeita de Várzea Grande (MT) autoriza abertura de academias e salões de beleza e vai à Justiça para abrir comércio

REABERTURA | 22/07/2020 17h 49min

Prefeita Lucimar Campos — Foto: Assessoria

A prefeita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Lucimar Campos (DEM), assinou nesta quarta-feira (22) novo decreto flexibilizando as regras de funcionamento de academias de ginásticas, salões de beleza e barbearias que, segundo estimativas econômicas, geram entre 3,5 mil e 5 mil empregos diretos e indiretos.

“Sempre defendi que deveríamos construir um consenso, um ponto de equilíbrio entre as regras de distanciamento social e de funcionamento do comércio e da indústria, pois diferente da maioria de outros países, nossos empresários não podem ficar 90 dias sem produzir, sob pena de muitos terem que encerrar suas atividades, o que provocaria a demissão de milhares de pessoas”, disse Lucimar ao receber uma comissão de representantes do comércio que protestaram por estar há quase 30 dias com suas atividades paralisadas.

A prefeita assegurou à comissão que buscaria nesta quinta-feira (23), quando vence o prazo de prorrogação da paralisação determinada pela Justiça, um consenso e medidas mais eficientes para combater a pandemia da Covid-19 sem penalizar o comércio e a indústria.

“Vou apelar para que o juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara da Saúde Pública e que tem demonstrado ser uma pessoa sensível, ao atual momento em que vivemos, de preocupação em primeiro lugar com a saúde das pessoas, mas sem esquecer os efeitos da pandemia na economia, no fechamento de vagas de emprego. Juntos, os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo devem encontrar um meio de equilibrar as coisas a favor da vida, do emprego e de uma melhor qualidade de vida”, disse a prefeita.

O líder da prefeita, vereador Pedro Paulo Tolares (DEM) e o vereador Rogério França Martins (PSDB) sinalizaram que a Câmara tem tentado dialogar junto aos setores da economia para construir válvulas de escape para este momento.

O senador Jayme Campos assinalou que as dificuldades enfrentadas por Várzea Grande, Mato Grosso e o Brasil, são as mesmas em todo o mundo, pois hoje são mais de 188 países com 15.243.427 milhões de pessoas infectadas com a doença e 622.746 óbitos.

“Acredito que existam argumentos mais do que justificáveis, apesar do momento, para que a Justiça pudesse juntamente com as esferas dos demais Poderes Constituídos construir um consenso para a retorno gradual das atividades econômicas, com compromissos assumidos por todos de regras rígidas de funcionamento e sem perder o controle da pandemia da Covid-19, sob pena de novamente paralisar as atividades, por desrespeito a compromissos assumidos pelo bem da cidade e de sua população”, esclareceu.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, frisou que hoje, com a abertura de novos leitos de UTI e enfermaria por Várzea Grande, por Cuiabá e pelo governo do estado, passou-se a ter maiores chances de atendimento aos casos mais graves, tanto que nesta quarta-feira, apenas dois pacientes estavam na fila aguardando transferência para leitos de UTI por causa da Covid-19.

A prefeita de Várzea Grande assinalou que vai levar ao conhecimento do juiz José Luiz Leite Lindote todas as medidas adotadas e a possibilidade de mais ações como um cronograma de abertura e fechamento do comércio em geral.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT