Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Cidades

Prefeito Luiz Binotti cumpre agenda de reuniões em Brasília

REUNIÕES | 29/05/2019 16h 49min

Foto: MS

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, está cumprindo uma agenda de reuniões em Brasília. Na manhã desta quarta-feira (29), ele esteve no Ministério da Educação com a bancada de Mato Grosso.

Com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o prefeito, vereadores, congressistas e reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato grosso (IFMT), trataram sobre recursos contingenciados.

O ministro destacou a importância que o Mato Grosso tem para o país e falou sobre os recursos do ministério. “O Mato Grosso é a fronteira agrícola. O agro não é só plantar, tem que agregar tecnologia. E não é só ensino técnico. Temos que avançar nas pesquisas também. A gente está correndo para destravar os recursos. Alguns estão sendo liberados. Estamos correndo em várias frentes. Tem a questão da recuperação dos R$ 2,5 bilhões que foram roubados da Petrobras, que, se vierem para o MEC, a gente consegue desopilar algumas coisas”, afirmou.

Durante o encontro, o ministro solicitou à bancada uma lista com as prioridades para que seja enviada ao MEC, e o deputado federal Neri Geller lembrou que a ampliação da universidade pública é importante para o avanço da qualificação profissional e para a economia. “Todos precisamos dar uma cota de contribuição. As universidades sabem disso. Estamos à disposição. Precisamos avançar na qualificação profissional. Precisamos ter ensino técnico para o agronegócio.”

Para Binotti, “há um entendimento de que governos anteriores também fizeram contingenciamento, porém neste momento há um maior tumulto quanto ao entendimento à isso, acredito que assim que destravar a questão da previdência, vai ser aos poucos liberado esse recurso porque vai haver também essa economia na previdência”.

Ainda na capital federal, o prefeito se reuniu com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e tratou sobre o repasse do Estado para as UTIs SUS do Hospital São Lucas. Em conversa com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e com as servidoras Fabiana Cristina da Silva Bardi e Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini, ficou confirmado que as pendências de repasse do Estado serão solucionadas já nos próximos dias.

“Nos encontramos no almoço e foi um encontro muito oportuno, importante para conversarmos sobre diversos assuntos, principalmente sobre este repasse para os pagamento dos leitos da UTI do Hospital São Lucas. Acreditamos que até a próxima semana, os recursos já serão depositados pelo Estado”, avaliou o prefeito Luiz Binotti.

Participaram dos encontros, a vereadora Cristiani Dias e o vereador Marcos Paulista, o chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro, senadores, deputados e lideranças. (Com MS)

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter