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Cidades

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança aplicativo para o cidadão com oferta de diversos serviços

APLICATIVO | 14/03/2019 09h 42min

Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou nesta quarta-feira (13) mais um canal de comunicação via internet com a população. A partir de hoje, além do site institucional (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) e da rede social Facebook (facebook.com/prefeituradelucasdorioverde), os luverdenses poderão solicitar serviços do poder público e obter informações por meio de um aplicativo de celular.

O “Lucas Cidadão” oferece 46 serviços divididos em 13 categorias. Com o aplicativo é possível solicitar serviços relacionados a infraestrutura, saúde, meio ambiente, água e esgoto, segurança e serviços urbanos, como iluminação pública, trânsito, transporte público, além de informações sobre as secretarias municipais e ouvidoria.

Entre os serviços, é possível relatar uma lâmpada queimada ou acesa durante o dia, poluição sonora, um estabelecimento sem alvará ou sem acessibilidade, vazamento de água, entulho em calçada ou via pública, maus tratos com animais, queimadas, placas de sinalização, pontos de ônibus, atendimentos de saúde, e outros. No campo ‘Ouvidoria’ também é possível fazer denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android. “Basta o munícipe acessar a loja de aplicativos de seu celular, digitar o nome ‘Lucas Cidadão’, fazer o download do aplicativo e começar a utilizar”, explica o supervisor do Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Luiz Barbosa.

As manifestações, como são chamadas todas as demandas do app, podem ser feitas a partir de um cadastro ou de forma anônima. No aplicativo há espaço para escrever sobre o problema ou sugestão que deseja enviar, localização e ainda fotos ou vídeos curtos. As solicitações enviadas pelos usuários do aplicativo serão recebidas por equipes específicas de cada categoria.

“Ao fazer a manifestação, o usuário vai receber um número de protocolo e poderá acompanhar o andamento da solicitação através de uma linha do tempo, onde constam dia e horário do envio da demanda, resposta do setor responsável, bem como tempo de resolução ou ainda interação com a equipe específica daquela categoria. Inclusive, as manifestações podem ser feitas quando o usuário estiver sem internet, o protocolo será gerado normalmente, e aí quando ele conectar o celular na internet, as informações serão enviadas ao sistema”, informou Luiz.

A secretária municipal de Administração, Andressa Frizzo, destacou que o desenvolvimento do aplicativo surgiu de um desafio lançado pelo prefeito Luiz Binotti à equipe de Tecnologia da Informação e objetiva aproximar ainda mais o cidadão luverdense do poder público. “Hoje é muito comum acessar todas as necessidades pelo celular, desde as crianças até os de mais idade utilizam o celular pra tudo, por isso a necessidade da prefeitura também se atualizar e oferecer isso ao cidadão. É uma forma mais rápida de comunicação entre a população e o poder público”, enfatizou Andressa.

De acordo com a secretária, “o aplicativo foi desenvolvido totalmente pela equipe da Tecnologia da Informação sem custos ao município com compras de serviços desse aplicativo”.

Além do aplicativo, as manifestações também podem ser feitas via site da prefeitura (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) no menu Fala Cidadão, clicando no ícone Portal Lucas Cidadão. http://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/opcoes_acesso.php

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/lucascidad%C3%A3o/id1440520469?mt=8

Android: https://play.google.com/apps/testing/br.gov.mt.lucasdorioverde.cidadao

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter