Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove ações de integração com os conselhos municipais de políticas públicas

CONTROLE INTERNO | 01/11/2019 14h 08min

Foto: Planejamento e Cidade

Com o objetivo de aproximação e integração entre os membros dos conselhos de políticas públicas de Lucas do Rio Verde e a Unidade Central de Controle Interno do Município, a prefeitura promoveu uma reunião na última semana. O encontro, realizado na Casa dos Conselhos, foi organizado pela coordenadora do Projeto 2 do PDI (Programa Desenvolvimento Institucional), Sueli Oliveira.

Na ocasião, o controlador interno do Município, Junior Amaral Lima, destacou a importância dos controles exercidos sobre os atos da administração pública pelos órgãos de controle interno, controle externo e controle social da administração.

“No âmbito municipal, os conselhos de políticas públicas juntamente com Unidade Central de Controle Interno têm um papel fundamental no processo de orientação, acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas pelos órgãos da administração pública municipal, pois por meio de suas ações e iniciativas é possível garantir a boa aplicação dos recursos públicos”, explicou.

Neste contexto, o controlador interno enfatizou que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso vem desafiando os municípios mato-grossenses por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado para criarem e implementarem políticas públicas que visem a integração e cooperação entre a Unidade Central de Controle Interno e os conselhos municipais de políticas públicas.

“O objetivo é aprimorar os controles internos e os controles sociais sobre os atos da administração pública e, com isso, fortalecer simultaneamente a atuação do controle externo exercido pelo poder legislativo de cada esfera de poder com auxílio dos seus respectivos tribunais de contas. Dessa forma, os órgãos públicos atenderão o controle sistêmico sobre os da administração pública previstos na Constituição Federal, que indica em seu contexto a necessidade de interação e harmonia entre os sistemas de controle interno, externo e social”, explanou Junior.

Durante a reunião, o secretário interino de Planejamento e Cidade, Welder Maciel, apresentou o site GPE Cidadão, ferramenta que está disponível a todos os luverdenses e que possibilita o acompanhamento do planejamento do Município. “Ressaltamos as ações, iniciativas e metas do planejamento estratégico que contemplam as demandas dos conselhos municipais de políticas públicas, bem como a importância dos conselheiros conhecerem e auxiliarem no alcance dessas metas que contribuirão com o desenvolvimento do município de forma sustentável”, pontuou Welder.

O site GPE Cidadão está disponível em: http://cidadao.tce.mt.gov.br/gpe

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter