Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça ações de combate à dengue e faz apelo à população

COMBATE Á DENGUE | 14/02/2020 17h 20min

(Foto: Ascom Prefeitura/Carolina Matter)

“Precisamos da parceria e colaboração de todos para combater a dengue.” Este foi o apelo feito pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde à empresários e líderes comunitários, que atenderam à convocação e estiveram no Paço Municipal nesta semana.

A reunião é uma ação integrada das secretarias de Saúde, de Agricultura e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Obras para enfrentamento e prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Participaram dos encontros proprietários de borracharias e de ferros-velhos, empresários do setor alimentício, como restaurantes e lanchonetes, e também representantes das associações de bairros.

O objetivo é orientar os comerciantes e líderes comunitários sobre os números de notificações e casos de dengue em Lucas do Rio Verde e ainda sobre as responsabilidades de cada um no combate aos focos do mosquito.

“É de extrema importância que os luverdenses despertem para a responsabilidade que têm de manter seus quintais, casas e estabelecimentos comerciais e de prestações de serviços sempre livres de tudo o que possa ser propício ao armazenamento de água e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, destacou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

No encontro, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, enfatizou que, mesmo com dezenas de servidores atuando nas ruas diariamente, somente a ação da prefeitura não é suficiente para eliminar os focos da dengue no município. “Estamos com um alto índice de infestação, lidamos com isso todos os dias, e precisamos agir, todos, não só o poder público, e sim a população. Precisamos a agir com mais firmeza para que todos entendam que a responsabilidade em acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti é de cada morador de Lucas do Rio Verde”, ressaltou Albieri.

Ainda durante o encontro, a Vigilância propôs capacitar funcionários das empresas e outros munícipes para que estejam atentos e possam contribuir com a prevenção à dengue. Os comerciantes também tiraram dúvidas, apresentaram suas propostas e abordaram situações da rotina de suas atividades.

Entre as ações integradas das secretarias também estão visitas às residências e comércios para orientações e fiscalização. Em Lucas do Rio Verde, mais de 32 mil imóveis devem ser visitados sendo cerca de 23 mil casas, 2.600 comércios, 6.300 terrenos baldios e ainda pontos estratégicos e comunidades rurais.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter