Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Prefeitura entrega Centro Tecnológico e mais dois espaços ampliados e revitalizados à rede de ensino

EDUCAÇÃO | 30/07/2020 22h 13min

(Foto: Prefeitura)

Com a entrega do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e da ampliação e revitalização da Creche Menino Jesus e do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação acaba de incorporar mais três espaços devidamente adequados ao modelo pedagógico e à infraestrutura da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, já considerados referência na área educacional. 

“Hoje é um dia muito feliz porque estamos nos aproximando da comemoração os 32 anos de emancipação política de Lucas do Rio Verde e, em vez de uma entrega, gostaríamos de fazer a inauguração desta bela escola com todas as crianças que estudam aqui, com todos os pais e fazer uma grande festa. Neste aniversário, queremos presentear Lucas do Rio Verde com muitas outras obras”, ressaltou o prefeito Luiz Binotti, para quem o diferencial do município, transformado em um canteiro de obras mesmo em tempos de pandemia, se deve ao planejamento e à articulação para buscar recursos desde os primeiros dias de gestão.   

Fundada há 33 anos, a mais antiga creche municipal, localizada na avenida São Paulo, no bairro Alvorada, depois da reforma e revitalização teve uma ampliação de mais de 60% do atendimento, passando de 325 para 525 crianças matriculadas nos dois turnos. Ao agregar os espaços da antiga sede do Sebrae e da Polícia Militar, a unidade ganhou três novas salas de aula e outras seis salas para a organização pedagógica e administrativa.

Projetado para atender até 900 crianças, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Cerrado, ocupa o espaço do antigo Condomínio Rosa, que estava desativado, e passou por ampla reforma e adequação para se tornar uma unidade educacional com instalações modernas e funcionais. 

Ao todo, foram investidos R$ 1.425.266,23 na obra de reestruturação do prédio, que entre outras dependências, dispõe de 17 salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, solários, sala de jogos, sala de psicomotricidade, refeitório, copa, cozinha, três banheiros convencionais e um banheiro para pessoas com deficiência.   

“O CEI Paulo Freire nasceu de um grande sonho. De transformar este espaço ocioso em um centro de referência de educação infantil. Desde o primeiro momento, a gestão pensou em uma escola moderna, bonita, atrativa e com qualidade para que as crianças que aqui estudam recebam uma educação infantil de excelência e com metodologia inovadora, que é o que preza o munícipio de Lucas do Rio Verde”, definiu a gestora Edineia Rocha Bezerra. 

“As obras que estamos entregando hoje para a sociedade luverdense ampliam mais de mil vagas para a educação infantil. Além da revitalização e ampliação da Creche Menino Jesus e do CEI Paulo Freire, estamos organizando a entrega do início das obras de mais duas creches para presentear a sociedade, materializando a entrega de mais de 130 salas de aula durante a gestão do prefeito Binotti e o compromisso de atendimento integral das nossas crianças em idade escolar para não termos mais filas de espera”, declarou a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.  

O Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional está instalado na avenida Espírito Santo, junto ao Centro Municipal de Formação, no local que abrigava a antiga Brinquedoteca, no Jardim das Palmeiras. Ali, sob a coordenação e orientação da equipe do Núcleo Tecnológico, são desenvolvidas atividades como capacitação para professores em robótica com sucatas e tecnologia Lego; capacitação em novas ferramentas tecnológicas; organização das salas maker nas unidades escolares e no próprio Centro Tecnológico para capacitação de professore e alunos; automatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação, entre uma série de outras iniciativas próprias da área. 

Para o deputado federal Neri Geller, participar ativamente do processo para a concretização desses atos de entrega de novas obras e investimentos em diferentes setores tem sido muito gratificante e realizador. “Eu me sinto bastante realizado com essas coisas que estão acontecendo aqui em Lucas do Rio Verde. Essas obras sendo entregues hoje, outras escolas sendo construídas, as duas creches que nós conseguimos a aprovação de recursos. É muito bom ser deputado federal e poder ajudar um município que tem o prefeito e toda sua equipe unida no sentido articular e fazer os projetos para trazer os benefícios. Isso aqui é investimento próprio e as duas creches são os dois primeiros convênios assinados pelo governo Bolsonaro para a Educação”, destaca.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros