Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no bairro Jardim das Palmeiras

COMBATE Á DENGUE | 14/02/2020 17h 27min

(Foto: Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz/ Agentes de Endemias)

Nesta sexta-feira (14), a equipe da Vigilância em Saúde, realizou um mutirão no bairro Jardim das Palmeiras para combater o mosquito aedes aegypti. A ação foi dividida por quadras, as equipes vistoriaram as casas e orientaram os moradores sobre água parada e os sintomas da dengue, zika e chikungunya.

O supervisor de campo, Elcio Oliveira, lembra que Lucas do Rio Verde está em um momento de alerta em relação as notificações de dengue. “ Os números de notificações aumentam todos os dias, por isso estamos fazendo esse mutirão para conscientizar a população. Começamos pelo bairro Jardim das Palmeiras porque é um dos mais críticos da cidade, acreditamos que com uma equipe grande, trabalhando junto, vamos conseguir diminuir esses números”.

Os números de notificações de dengue registradas no início de 2020 são alarmantes em Lucas do Rio Verde. Foram 300 notificações apenas nesse começo de ano, número altíssimo comparado ao ano inteiro de 2019, onde foram registradas 516.

“Precisamos combater a dengue e realizar vários trabalhos para que tenhamos resultado positivo. Os números estão alarmantes e a população tem que entender que precisa fazer sua parte. Não adianta fazer mutirão, os agentes fazerem visitas se o morador não ajudarem. O trabalho é em conjunto e só vamos vencer o aedes aegypti se todos fizerem sua parte”, ressalta a supervisora de Vigilância em Saúde Keli Paludo.  

Durante os dois dias de mutirão foram visitadas 27 quadras do bairro Jardim das Palmeiras.  Ao todo, 12.652 imóveis já foram inspecionados na cidade. A supervisora de Vigilância em Saúde conta que muitas casas ainda serão inspecionadas e que outras ficaram sem visitas, pois os agentes não tiveram sucesso na abordagem.

“Visitamos muitos imóveis, mas vários ficaram de fora por não ter ninguém em casa e outros que não atenderem os agentes. Pedimos para que a população abra o portão para que os agentes façam as inspeções, muitas vezes o morador não consegue detectar o foco do mosquito e nossos agentes são treinados para isso. O trabalho só pode ser eficiente se todos colaborarem”, afirma a supervisora.

 

XÔ DENGUE!

Para vencer esse mal todos têm que colaborar. Limpe seu quintal e fique de olho no do vizinho.  Mesmo que o mutirão tenha passado no seu bairro é preciso alguns cuidados:

- Para se proteger de picadas de mosquito, use repelente.
- Manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada na laje.
– Bloqueie o cano de sustentação da antena parabólica para que não acumule água em seu interior.
– Mantenha as calhas para água desentupidas.
– Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.
– Lave semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água.
– Não use pratos nos vasos de plantas.
– coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados antes de descarta-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento. Mantenha os ralos vedados e desentupidos.
–Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova.
– Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito.
– Plantas como bromélias devem ser evitadas porque acumulam água.
– Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais no mínimo duas vezes por semana.
– Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como parte de garrafas de vidro utilizadas em cima de muros

Fonte:   Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz