Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Previlucas é premiado no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária

PREVILUCAS | 17/05/2019 16h 50min

Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde (Previlucas) foi premiado no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária. Em sua sexta edição, o congresso propôs às instituições previdenciárias um concurso de monografia com o tema “O controle interno como instrumento garantidor da integridade no RPPS”.

O congresso foi realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e premiou o três melhores trabalhos do Brasil. O instituto de Lucas do Rio Verde garantiu a terceira colocação.

A monografia do Previlucas foi escrita pela supervisora previdenciária, Leidiana Bulhão de Oliveira Silva, e coautoria do analista administrativo, Júlio Dárcio Felizardo Franco. Eles abordaram “A importância do controle interno na implantação e monitoramento do portal da transparência dos RPPSs”.

A supervisora previdenciária e autora do trabalho explica que, para a elaboração da monografia, foi feito um trabalho de pesquisa em diversas instituições de Regime Próprio de Previdência Social com aplicação de questionário. “Nesse estudo buscamos analisar a importância do controle interno na implantação e monitoramento do portal da transparência dos Regimes Próprios de Previdência Social, sendo um RPPS por estado brasileiro, escolhido de forma aleatória. Foi possível perceber que as atualizações do Portal da Transparência, na maioria dos RPPSs pesquisados, são realizadas diariamente e que todos os institutos de previdência que responderam ao questionário divulgam as principais ações, como: receitas, despesas, investimentos, benefícios previdenciários, atos administrativos, a todos os segurados e sociedade civil”, comentou Leidiana.

O analista administrativo e coautor destaca que “o controle interno, quando engajado com a estrutura dos RPPSs, seja próprio ou do ente federativo, este pode sim ser considerado como um instrumento garantidor da integridade das informações prestada pelo RPPS à sociedade. Além disso, esse prêmio é de grande importância para o Previlucas, pois aumenta a confiabilidade e o prestígio perante os segurados”, declarou Júlio.

Congresso: https://www.abipem.org.br/congresso-nacional-de-pesquisa-previdenciaria/

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter