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Cidades

Projeto Sinergia ganha formato de lives para promover a integração das comunidades escolares em Lucas do Rio Verde-MT

PROJETO SINERGIA | 17/09/2020 07h 31min

Foto: Assessoria

Se a suspensão das aulas presenciais provocada pela pandemia deixou cada vez mais claro o lugar imprescindível da escola para a educação, por outro lado, o ensino à distância envolvendo crianças da creche ao 9º ano comprovou a importância da participação e colaboração dos pais ou responsáveis para que o processo de ensino-aprendizagem atinja seu objetivo e cumpra de fato seu papel.

Assim, para tirar maior proveito das aulas virtuais, o Instituto de Formação e Orientação Profissional (Ifop), ligado à Secretaria Municipal de Educação, deu um novo formato para o Projeto Sinergia, lançado em 2019 especificamente para os públicos de 5º e 9º ano, para, por meio de uma série de lives, tentar compreender e interpretar corretamente o lugar e o papel de cada um no contexto atual e estreitar ainda mais os laços entre todos os atores das 18 comunidades escolares da rede de ensino.

Dirigida para cada segmento, a série iniciada segunda-feira, 14, com o tema “Educação do olhar: como educar e cuidar dos nossos bebês”, para o público de creches, teve sequência ontem, com o tema “Crianças: experiências, aprendizagens e alegrias”, voltado para a pré-escola, e terá prosseguimento nesta quarta-feira, com “Sinergia: família, escola e comunidade dialogando sobre alfabetização”, para o segmento de 1º e 2º ano, na quinta-feira, com o tema “Co-criando aprendizagem significativa em família”, para o público do 3º ao 5º ano, e será concluída na próxima segunda-feira, 21, com o tema “Adolescência: potência, experiência e talento para além da escola”, para o público de 6º ao 9º ano.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, esse novo formato do Projeto Sinergia atende uma reivindicação dos próprios professores, que, ao serem pesquisados, pediram uma ação da Secretaria que permitisse um contato mais direto com os pais. “Com todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia, o Sinergia adquire uma importância ainda maior e corresponde a esse movimento de integração família-escola-secretaria para potencializar a aprendizagem das crianças por meio dessas rodas de conversa”, explica.

Com essa inversão repentina e totalmente informal, em que a escola foi para dentro da casa de cada aluno sem que o professor esteja presente, os pais devem desempenhar o papel de mediadores para garantir que as atividades sejam realizadas de fato e o ensino, mesmo que remoto, tenha o alcance pretendido. Isso inclui até o uso de materiais caseiros para a criação de ambientes que possam favorecer a aprendizagem. “Como estamos num programa de aulas remotas, o acompanhamento e a participação dos pais nas atividades que são encaminhadas para casa pelos professores e a organização de uma rotina de estudos em que eles instiguem e motivem as crianças é fundamental para que tenhamos os melhores resultados em qualquer contexto, em qualquer circunstância”, observa.

A avaliar o cenário da educação surgido após o advento da pandemia do novo coronavírus, a secretária acredita que o modelo de ensino híbrido, que mistura a metodologia tradicionalmente empregada em sala de aula com o uso de tecnologia virtual tornou-se uma realidade irreversível e que se fará cada vez mais presente no dia a dia escolar. “Muitos não estavam preparados para enfrentar o atual momento e os impactos são bem maiores. Felizmente, tínhamos criado uma política e uma área de tecnologia, ciência e inovação com programas e formações específicas que estão nos auxiliando a fazer essa travessia tão difícil de maneira menos traumática e com melhores resultados”, pondera.

As transmissões, sempre a partir das 19 horas, poderão ser acompanhadas pelo link https:/lucasdorioverde.shortcm.li/LiveSinergia, no próprio canal do Ifop – ifop lrv – dentro do Youtube, que manterá disponíveis todas as lives.

 

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Fonte:   Assessoria