Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Cidades

Responsáveis pelo Selo Unicef promovem reunião de monitoramento

REUNIÃO | 27/06/2019 18h 07min

Na manhã desta quarta-feira (26), na Casa dos Conselhos, foi realizada a Reunião Intermediária de Acompanhamento de Meio Período. A reunião é destinada ao monitoramento das ações de validação e resultados sistêmicos do Selo Unicef, a partir da avaliação do Plano Municipal de Ação pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes que foi elaborado através do 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, que ocorreu em julho de 2018.

A reunião contou com a participação da primeira-dama Rafaela Frizzo e da secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka, que reforçaram a importância da aquisição do Selo Unicef para o município de forma que impacte as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes. “Este trabalho para ter um resultado positivo depende do comprometimento de todos os envolvidos, como instituições e secretarias municipais. Todos nós precisamos somar esforços para que juntos possamos obter esta grande conquista”, enfatizou Rafaela.

O encontro foi um momento de reflexão e avaliação de todos os envolvidos neste processo de desenvolvimento do Selo Unicef, monitorando e avaliando as ações que já foram realizadas até o presente momento e aquelas que virão pela frente, possibilitando um panorama amplo, com o vislumbre de novas estratégias de atuação e ajustes que potencializem as possibilidades de alcance dos resultados dispostos pela Unicef.

Fazem parte deste processo as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Assessoria Pedagógica do Estado, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Tutelar.

A secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka, explicou que “quando um município é certificado, os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também fortalece as famílias e a comunidade, pois para obter o Selo Unicef, a gestão municipal deve promover intensa mobilização, participação e engajamento social”.

Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Fonte:   Ascom Prefeitura