Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Secretaria de Cultura retoma exposição itinerante do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde

EXPOSIÇÃO DO MUSEU | 29/05/2019 11h 42min

Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

Conhecer como tudo começou, ver de perto as pessoas que participaram da história e da criação da cidade, fotos e registros à disposição de olhares atentos de uma galerinha curiosa e super empolgada. A Exposição Itinerante do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde foi reaberta na manhã desta terça-feira (29) no Centro Educacional Piaget. A solenidade de reabertura do museu contou com a presença do secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, de representantes da Escola Piaget, representantes da Comissão Pró-Museu, do assessor de Gabinete, Valni Volpato, do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, estudantes, convidados e imprensa.

A exposição ficará aberta ao público da escola nos dias 29, 30 e 31 de maio. O projeto de criação do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde foi lançado oficialmente no dia 1º de agosto de 2018, durante as comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa do município. E para esta edição traz como novidade a galeria de fotos de pontos turísticos da cidade.

Durante a solenidade, o secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, fez a entrega do Livro "Lucas do Rio Verde 30 anos: uma construção coletiva", de autoria da jornalista Vera Carpenedo, que fará parte do acervo da escola. "Reunir todo esse material só tem sentido quando compartilhado com a sociedade. A exposição contém documentos originais e registros oficiais do trabalho de muita gente na construção da nossa cidade", apontou Vera, representante da Comissão Pró-Museu.

A professora Leriane Toro, representante do Centro Educacional Piaget, destacou a satisfação da escola em receber a exposição: "É uma honra para nós receber o museu, poder contar para os nossos alunos um pouco da história da nossa cidade. Eles ficam encantados em reconhecer pais, tios, avós e em verem como era a cidade antes deles nascerem", completou.

O secretário de Cultura, Ruam Villas Boas, ressaltou a importância do museu para a cultura local. "Preservar a história, a identidade de um povo, é preservar a cultura das gerações seguintes. Nós da Secretaria de Cultura temos a missão de garantir o desenvolvimento cultural dos luverdenses", ressaltou o secretário de Cultura, Ruam Villas Boas.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, representou o prefeito Luiz Binotti e confessou como é fazer parte de uma história de sucesso. "Eu fico emocionado em fazer parte da construção de Lucas. Esse trabalho da Secretaria de Cultura em preservar o museu é muito importante para a memória de nossas raízes. A administração do prefeito Luiz Binotti tem como prioridade proporcionar o acesso da população a nossa história", finalizou.

O Museu Itinerante visitará as demais escolas do município, levando a história de Lucas do Rio Verde para os estudantes da cidade.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol