Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Servidores participam de seminário em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

SEMINÁRIO | 07/08/2019 14h 36min

Foto: Arquivo pessoal

Para comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 05 de agosto, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, está realizando nesta semana um evento especial. Com o tema: “Vigilância Sanitária e seus Desafios”, o seminário reúne, em Cuiabá, profissionais da Vigilância Sanitária estadual, gestores e técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde e da Vigilância Sanitária dos municípios.

De Lucas do Rio Verde, dois servidores municipais estão participando do evento. O coordenador Hélio Fernando e o fiscal Wanderlei apresentaram a experiência do município luverdense com o projeto Educanvisa. Lucas do Rio Verde é um dos três município do estado a apresentar as experiências positivas durante o seminário.

O projeto Educanvisa é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, com o objetivo de disseminar conceitos de saúde aos alunos da rede municipal, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.

Na programação do evento estão palestras e debates sobre diversos assuntos relacionados ao tema, como gestão da qualidade no processo de inspeção sanitária, o exercício da cidadania, o papel da Vigilância Sanitária, planejamento, financiamento e inovação, experiências inovadoras, Programa Saúde na Escola, Junta Digital, entre outros.

A Vigilância Sanitária atua nas esferas pública e privada com um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e prestação de serviços que são do interesse da saúde. As atividades abrangem o controle de bens de consumo e o controle da prestação de serviços, que podem se relacionar direta ou indiretamente à saúde humana.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter